Campus de Natal recebe 300 novos estudantes com SAMBA

O Campus de Natal recebeu através do Sisu 2023 cerca de 300 novos estudantes nos cinco cursos que oferece: Ciências da Religião, Turismo, Ciência da Computação, Direito e Ciência e Tecnologia. Esses calouros estão tendo a oportunidade de conhecer os departamentos, setores, serviços e projetos da Universidade, nesta quarta-feira (10), durante o Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba).

“Neste evento de acolhimento, queremos dar boas-vindas aos novos alunos e lhes transmitir nosso ambiente fraterno”, disse o diretor do Campus, Prof. Dr. David Leite, saudando as turmas matutinas, no primeiro momento do Samba. O objetivo de integrar e apresentar a Uern foi ressaltado pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Elliany Gurgel Cosme do Nascimento. “Aqui no Campus de Natal, a comunidade acadêmica conta com esse momento periódico de integração que é a Sexta do Café”, destacou.

Para a ledora Fernanda Lourenço, da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas, o Samba é uma oportunidade de apresentar os serviços da Dain em auxílio aos alunos com deficiência visual ou mesmo baixa visão, auxiliando-os com recursos e informações para melhor desempenho acadêmico.

Por meio de exposição de banners e experiências interativas, vídeos, panfletos e conversas com servidores e docentes, os estudantes ainda puderam conhecer sobre a ouvidoria, o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics), a Escola de Extensão (EdUCA) e outros serviços, projetos e pró-reitorias.

A União Estadual de Estudantes do Rio Grande do Norte também participou do Samba. A diretora de mulheres da UEE, Lia Araújo, apresentou o movimento estudantil organizado e falou sobre causas como o combate ao assédio nas universidades e ao racismo institucional, bem como sobre a luta pelo reajuste das bolsas de estudo.