Deputado Fernando Mineiro visita a Reitoria da Uern e trata do projeto de recuperação do Aceu

O deputado federal Fernando Mineiro visitou a Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) nesta sexta-feira (05). Ele fez uma “prestação de contas” à reitora Cicília Maia do trabalho que vem desenvolvendo em Brasília, junto aos ministérios para destravar processos de interesse da universidade, como os convênios resultantes das emendas federais junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Uma das pautas discutidas na reunião foi o convênio de reforma e restauração do Clube Aceu, em Mossoró. O deputado afirmou que esteve no FNDE e está acompanhando a tramitação para a liberação do recurso. “Após a nossa última conversa, estive no FNDE e dos convênios apresentados por vocês, foi analisado o que diz respeito à reforma do Clube Aceu. Acredito que até a próxima semana estará sendo liberado para vocês analisarem e cumprirem a diligência. Os demais estão ainda aguardando análise. Estou acompanhando pessoalmente esses processos pois sei o quanto a Uern e a sociedade de uma forma geral aguarda a liberação desses recursos”, afirmou o deputado.

Construído em meados dos anos 1920 como sede do Clube Ipiranga, no centro de Mossoró, o prédio do atual Clube da Associação Cultural Esportiva Universitária – Aceu funcionava como espaço de eventos socioculturais públicos, gratuitos e acessíveis à população potiguar. Na década de 1980, o clube Ipiranga doou as instalações da edificação para a então FURRN. O prédio funcionou como Associação Cultural Esportiva Universitária – Aceu até a década de 1990, com atividades sociais e recreativas acadêmicas e comunitárias. O desgaste temporal da edificação e as dificuldades de obtenção de recursos para investimentos nas reformas junto ao Governo do Estado culminaram na necessidade de interdição dos espaços do Aceu,

O valor total do projeto é de R$ 1.478.791,13, e inclui a restauração e pintura da fachada, adaptações de acessibilidade, recuperação de cobertura, pisos e esquadrias, recuperação das varandas, sacadas e guarda copos, além da revitalização geral de estruturas internas e externas. A ideia é que o prédio volte a funcionar como centro cultural da Universidade.

O convênio aguarda a aprovação dos projetos e autorização para o início da licitação pelo FNDE.

Além do Clube Aceu, o deputado Mineiro também se disponibilizou a acompanhar o processo de outorga da Rádio FM Universitária junto ao Ministério das Comunicações, outra pauta antiga da comunidade acadêmica, especialmente dos cursos de Rádio, TV e Internet e de Jornalismo da Uern.

Em âmbito nacional, o deputado se comprometeu a apoiar a Uern e demais universidades estaduais a receberem os recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Penaest). A Uern deveria estar inserida neste programa desde 2017, quando aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No entanto, até o momento, não houve a liberação dos recursos, que seriam aplicados na política de assistência estudantil da universidade.

“O deputado Mineiro é um parceiro da Uern, com um trabalho inegável em defesa da nossa universidade. Este trabalho de articulação que ele está fazendo em Brasília é de extrema importância. Tenho certeza de que em breve estaremos recebendo excelentes notícias para a nossa Uern”, afirmou a reitora Cicília Maia.

O deputado Fernando Mineiro foi o autor da lei estadual que instituiu as cotas etnico-raciais na Uern.