Campanha Abril Verde promove palestra sobre mediação de conflitos no ambiente de trabalho

Texto: Lydia Paulino – Estagiária de Jornalismo

Nesta terça-feira, 26, foi realizada a palestra com o tema “Pontes de mediação na resolução de conflitos”, ministrada pelo professor Dr. José Albenes Bezerra Júnior. A capacitação foi promovida pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), como parte da programação da Campanha Abril Verde.

O convidado José Albenes Bezerra Júnior é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e doutor em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Na ocasião, ele abordou o tema principal, explicando com entusiasmo sobre a importância da mediação no local de trabalho.

Para José Albenes, “é necessário ter alguma forma de comunicação para ser colocada em prática durante a mediação, entender quais são os tipos de conflitos é muito importante para a resolução.”

Em sua apresentação, o professor expôs alguns exemplos sobre gerenciamento e mediação de conflitos no ambiente de trabalho, explicando que um conflito pode ter duas facetas, uma boa e outra ruim, sendo que a boa servirá para compreender melhor as relações e entender melhor o ambiente para poder atuar da melhor maneira possível.

Reafirmando as palavras do professor convidado, a psicóloga Bianca Valente, da Diretoria de Desenvolvimento Organizacional (Progep) afirmou que “é preciso trabalhar o conflito para que ele não se prolongue e não atinja outros espaços, por isso é tão importante essa mediação”.

A Campanha Abril Verde é uma iniciativa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) que visa alertar e orientar sobre a prevenção de acidentes de trabalho, e sobre a importância de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. A ação é voltada para docentes, técnicos-administrativos e terceirizados da universidade.