Uern passa por recredenciamento institucional para ofertas de cursos a distância

A Uern recebe, nesta semana, avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que participam do processo de recredenciamento institucional para oferta de cursos na modalidade a distância (EaD) por parte da Universidade.

Entre os dias 12 e 14 de abril, os avaliadores participarão de reuniões virtuais com a administração superior da instituição e com representantes da comunidade acadêmica discentes, docentes e técnicos-administrativos.

Os membros do Inep também irão participar de uma visita, realizada de forma remota, pelo campus da Uern Mossoró, através da qual conhecerão a estrutura de espaços como a Biblioteca e os blocos das faculdades.

A avaliação leva em conta os parâmetros definidos na Resolução Nº 05/2020-CEE que refletem, de certo modo, as dimensões de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), estabelecidas por meio da Lei Nº 10.861/2004.

As dimensões são distribuídas nos seguintes eixos: 1- Planejamento e Avaliação Institucional (Planejamento e Avaliação); 2- Desenvolvimento Institucional (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional; Responsabilidade Social da Instituição); 3- Políticas Acadêmicas (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão; Comunicação com a Sociedade; Política de Atendimento aos Discentes); 4- Políticas de Gestão (Políticas de Pessoal; Organização e Gestão da Instituição; Sustentabilidade Financeira); 5- Infraestrutura Física (Infraestrutura Física).

A Uern conta atualmente com sete cursos realizados na modalidade a distância – Especialização em Mídias na Educação e licenciaturas em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Libras, Educação do Campo, Música e Pedagogia.

Os cursos EaD contam com 15 polos de apoio presencial, sendo conveniados juntos à Universidade Aberta do Brasil (UAB) e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“Dos seis cursos, um deles já está reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação e os outros estão com processo tramitando”, enfatiza o professor Wendson Dantas, titular da Assessoria de Avaliação Institucional (AAI).

Wendson destaca que a Universidade tem se preparado continuamente para os processos de recredenciamento e reconhecimento de cursos, assegurando não apenas a qualidade do ensino quanto também avanços em diversos segmentos.

Uma das conquistas recentes alcançadas pela Uern, aponta, foi a nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) elaborado pelo Inep, consolidando a posição da Universidade como instituição de referência no ensino superior do País.

Além do recredenciamento dos cursos EaD, a Uern também passa por um processo de recredenciamento dos cursos presenciais, junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE). Nas últimas semanas, todos os campi da Universidade estão sendo visitados por uma comissão responsável por avaliar a Instituição.