Professora Inessa Linhares toma posse como diretora da Faculdade de Direito

A professora Inessa Linhares tomou posse, na manhã desta segunda-feira, 03, como a nova diretora da Faculdade de Direito (FAD) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), tendo como vice-diretora a professora Elissandra Barbosa. Com isso, num ato histórico, constituiu-se a primeira gestão totalmente feminina da unidade.

Inessa é também filha do advogado Paulo Linhares, professor emérito da Uern e primeiro diretor da FAD.

A professora Elissandra Barbosa (à esq.), vice-diretora da FAD (Foto: Maurício Barros/Uern)

Agora empossada, a diretora sucede o professor Francisco Valadares, que exercia o cargo desde outubro de 2021 e está na iminência da aposentadoria. “Quis a Providência divina que eu passasse algum tempo na diretoria da FAD antes de entrar na inatividade”, disse o docente, agradecendo. Louvou ainda o exercício da diretora e da vice-diretora da FAD por duas mulheres. “Vocês, mulheres, guiam melhor a humanidade”.

Em seu discurso de posse, Inessa Linhares lembrou inicialmente o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, assinado em 1932 pelo educador Anísio Teixeira, que dizia: “Só existirá uma democracia no Brasil no dia em que se montar a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública”.

A professora destacou, então, que se tem “a noção exata da importância das instituições de ensino superior para o processo de desenvolvimento e democratização do nosso País e, de forma mais contextualizada, da Uern e de sua Faculdade de Direito para a difusão da educação pública, gratuita, de qualidade, inclusiva e includente”.

Registrou os excelentes números obtidos pelo curso de Direito da Uern: altos índices de aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), quatro selos seguidos de curso recomendado pela mesma OAB e conceito cinco no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Por fim, lembrou da necessidade de dotar o curso de melhor infraestrutura, no sentido de acompanhar o seu crescimento. A antiga sede do Fórum Municipal Desembargador Silveira Martins, doado à Uern, deverá abrigar a Faculdade de Direito da Uern no futuro.

“É uma alegria estar aqui nessa casa que eu ajudei a construir”, declarou o professor Paulo Linhares. Segundo o docente emérito, a posse de Inessa era “um honra” e continua seu legado.

Conquistas do curso de Direito são inúmeras, destacou reitora Cicília Maia (Foto: Maurício Barros/Uern)

A reitora Cicília Maia agradeceu à gestão do professor Valadares, destacando a sua atuação durante a pandemia. Disse ainda que aquele momento de posse representava “o encontro dos mais experientes com os mais jovens”, além de “cheio de ressignificação”.

De acordo com a reitora, o curso de Direito é responsável pela formação de diversos profissionais de excelência, com seus egressos ocupando cargos de destaque em vários locais. “Todas essas conquistas foram fruto de muito esforço coletivo e devemos seguir sempre nesse caminho, no caminho do diálogo, no caminho de que sabemos e reconhecemos que existem inúmeros desafios, mas, se nós estivermos juntos, objetivados, buscando fazer o nosso melhor, eu tenho certeza de que vamos conseguir”, finalizou.

O exercício do mandato da nova diretora ocorre pelos próximos quatro anos.