I Semana de Rádio, TV e Internet da Uern começa nesta terça-feira

Texto: Maurício Barros – Estagiário de Jornalismo

Estudantes do curso de Rádio, TV e Internet da Uern realizam a I Semana de RTVI, que ocorre entre os dias 14 e 17 de março, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic). O evento tem o objetivo de oferecer aos participantes experiências no campo audiovisual, como mesa redonda, oficinas, mostra audiovisual e apresentações culturais.

A Semana contará com a presença de artistas e profissionais do audiovisual da região, com uma programação diversificada aberta aos alunos de demais cursos da universidade e público externo, interessado na temática.

Na terça-feira, dia 14, a abertura da semana terá uma mesa redonda sobre renovações e oportunidades na academia e mercado. Já na quarta-feira, dia 15, haverá uma mostra audiovisual com trabalhos submetidos pelos estudantes de RTVI e de outros cursos para o evento.

Na quinta-feira, dia 16, serão realizadas duas oficinas, “Direção de Atores para Cinema e TV” e “Matéria de Rua na Prática”. Na sexta, dia 17, o evento encerrará com apresentações culturais e premiação para os melhores trabalhos submetidos para a mostra.

Para os interessados em participar, é necessário realizar inscrição através da plataforma even3 eventos, até segunda-feira, 13. Para saber mais informações sobre atrações musicais e mostra audiovisual, basta acessar o Instagram @semanadertvi.

Dia 14 de março

Das 10h30 às 12h30 – Mesa Redonda: renovações e oportunidades na academia e no mercado. Com o jornalista e videomaker Fernando Nícolas (Fefo) e o cinegrafista do Canal2 Produções Ronildo Medeiros. A mesa terá mediação de Lindoelson Dias e Marbenes Maia.

Dia 15 de março

Das 8h às 12h30 – Mostra Audiovisual: exibição de programas de televisão, de rádio, podcasts, curtas-metragens ficcionais, documentais, em animação e experimentais, videoarte, fotografias still, entre outras obras audiovisuais experimentais criadas para redes sociais e internet.

Dia 16 de março

Das 8h às 10h – Oficina: direção de atores para cinema e tv, com ator e diretor Plínio Sá.

Das 10h30 às12h30 – Oficina: matéria de rua na prática, com o cinegrafista Tiago Roberto e a jornalista e apresentadora Penélope Dias

Dia 17 de março

Das 8h30 às 10h30 – Apresentações culturais: performances e espetáculos realizados por convidados e estudantes da Uern.

– Premiação: concedida às obras selecionadas para a Mostra Audiovisual.