“Sou Cultura Popular”, produção da Uern TV em parceria com o Futura, estreia neste domingo, 19

O programa “Sou Cultural Popular” estreia em 19 de março, a partir das 10h, no Canal Futura e no GloboPlay, plataforma de streaming com mais de 30 milhões de assinantes. Em Mossoró, o lançamento ocorre nesta quarta-feira, 15, às 19h30, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Trata-se da oitava parceria do canal da Fundação Roberto Marinho com a TV Universitária da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern TV). Gravado em outubro de 2022 em três cidades do RN e oito de Pernambuco, a série terá quatro episódios, cada um com um tema diferente: rabeca, teatro de bonecos, maracatu e pífanos.

Além disso, a equipe – constituída por dois técnicos-administrativos, três alunos e um professor da Uern – produziu 12 interprogramas, a serem exibidos nos intervalos da programação do Futura.

A série terá quatro episódios, cada um com um tema diferente: rabeca, teatro de bonecos, maracatu e pífanos (foto: Uern TV)

Outro lançamento do programa deverá ocorrer em Caruaru/PE, onde estiveram as locações do episódio sobre os pífanos.

“A temática tem sido muito debatida nos últimos anos e sempre nos inspirou a produzir nesse sentido, tanto que nossa produção anterior foi a poesia popular, quando mostramos o cordel, repente e a musicalidade poética”, disse o professor Fabiano Santos, diretor da Uern TV.

Para o docente, a experiência da gravação “foi fantástica”. “Visitamos muitas cidades que são berços de cada arte, como Nazaré da Mata e Aliança, em Pernambuco, onde o Maracatu Rural é muito forte. Já os pífanos têm sua grande expressão em Caruaru, com mais de dez grupos e a grande orquestra, que conta com mais de 120 integrantes”.

Fabiano disse que a série retrata um universo enriquecedor da cultura popular, que os telespectadores poderão conferir a partir deste domingo, 19.