1º Encontro de Mulheres da Uern será realizado no dia 22 de março

Dentro do mês da Mulher, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizará no dia 22 de março, o “Uern Por Elas: I Encontro de Mulheres da Uern”. O evento ocorrerá a partir das 14h, com transmissão pelo Youtube, no Canal Uern Oficial.

A programação foi pensada para o mês da Mulher e tem como foco possibilitar relatos de experiências de mulheres servidoras da Universidade. Dentro da programação, também será realizado o lançamento do Edital do volume especial da Revista Extendere, cuja temática será sobre ações de extensão para as mulheres.

O “Uern Por Elas” contará com a presença da reitora a professora Cicília Maia e terá três blocos de discussão, que envolverá docentes, técnicas-administrativas, discentes e servidoras terceirizadas da Universidade.

O primeiro deles tratará sobre os Objetivos Sustentáveis de Desenvolvimento (ODS), as vivências uernianas e a força da mulher na Universidade. O debate terá a participação das professoras Joana D’arc Lacerda Alves Felipe (Fasso), Sirleyde Dias de Almeida, Coordenadora do Fórum de Chefes de Departamentos Acadêmicos da Uern; e Denise Vasconcelos (Mediadora).

No bloco seguinte, a pauta é sobre as experiências e desafios da mulher na Universidade. A mediação é a Pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg), Fernanda Abreu, e terá a participação de mulheres de vários segmentos da Universidade: Valéria Pacheco, terceirizada da Uern; Lidiane Morais Fernandes, representante do Sindicato dos Técnicos-Administrativos da Uern (Sintauern); e Any Gandra, representante do Diretório Central dos e das Estudantes Anatália de Melo Alves (DCE).

Já no último bloco, a professora Antônia Líria, do curso de Enfermagem/Campus de Caicó, conduzirá a elaboração da Carta de Intenções do I Encontro de Mulheres da Uern. O documento será construído a partir dos posicionamentos e falas das mulheres no evento, e tem como objetivo de selar as intenções das mulheres em otimizar os processos de trabalho e de vida em prol de uma Uern forte, libertadora e consciente.

O Uern Por Elas marca o encerramento de uma programação especial desenvolvida ao longo do mês de março. A iniciativa tem como objetivo marcar as comemorações alusiva ao Dia da Mulher, bem como ressaltar a importância do papel da mulher na academia e seu protagonismo dentro e fora da Universidade.