Reitora da Uern cumpre agenda com vice-presidente e ministros em Brasília

Desde a última terça-feira (07) a reitora Cicília Maia cumpre agenda em Brasília, junto com a comitiva da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), composta por reitoras e reitores de todas as regiões do país. Na pauta, a garantia da inclusão dessas universidades no Plano Nacional de Educação Superior.

A agenda contou com audiências com o vice-presidente da república, Geraldo Alckmin; a ministra de ciência, tecnologia e inovações, Luciana Santos; o ministro da educação, Camilo Santana e o ministro do desenvolvimento e assistência social, família e combate à fome, Wellington Dias.

A reitora Cicília Maia falou em nome dos demais reitores e reitoras nas audiências com a ministra Luciana Santos e o ministro Camilo Santana e destacou a importância da construção de um sistema nacional de ensino superior, incluindo as universidades estaduais e municipais.

“Ministra o que queremos hoje aqui nesta primeira audiência de muitas é o seu compromisso em olhar para o Brasil – em olhar para o sistema nacional de educação superior – e a senhora já pensar imediatamente que tem um conjuntos de instituições estaduais e municipais que estão espalhadas em todo Brasil e que são instrumentos de oportunidades e transformações de um povo que a muito tempo grita por uma sociedade mais justa e mais igualitária”, destacou durante fala à ministra Luciana Santos.

Em agenda com o ministro Camilo Santana, a reitora também destacou essa necessidade das instituições e reforçou que todas sempre estiveram à disposição para trabalhar pelo desenvolvimento do País. “As nossas 47 afiliadas como muito bem sabe estão espalhadas em todo Brasil e inteiramente à disposição do governo nessa reconstrução nessa revolução que precisamos” disse.

Ela participou ainda da audiência com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que afirmou que as universidades estaduais e municipais tem papel estratégico no plano de reconstrução do país através da educação.

Presentes em todo o Brasil, principalmente no interior dos estados, as universidades estaduais e municipais são instrumentos importantes de formação cidadã e profissional, e de desenvolvimento humano. Assim, consideram crucial estarem incluídas nas políticas públicas planejadas pelo governo federal para o sistema público de ensino superior.