Exposição “Mulher: arte em seu tempo” mostra trabalhos de servidoras aposentadas

*Com informações de Maurício Barros – Estagiário de jornalismo

O ateliê Fazer Arte Não Tem Idade, das Aposentadas da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern), iniciou a exposição “Mulher: arte em seu tempo”. As obras produzidas pelas servidoras aposentadas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) ficarão expostas até o final do mês, na Pinacoteca da Reitoria.

A exposição faz parte das atividades do Uern Por Elas, evento que ao logo do mês de março irá realizar homenagens ao mês das mulheres.

A reitora da Uern, Cicília Maia, destaca o papel fundamental da exposição na vida das aposentadas. “Estamos imensamente felizes em receber as artes das servidoras aposentadas. Isso mostra que a nossa universidade busca a valorização das artes nos espaços da Uern”, diz.

Conforme a Diretora da Associação das Aposentadas da Aduern, Otília Neta, as obras que compõem a exposição são frutos das oficinas realizadas pelo ateliê. “As artes servem para mostrar que há vida ativa e saudável após a aposentadoria”, fala.

Elza Barbosa, coordenadora do ateliê e curadora da exposição, informa que a exposição conta com obras feitas desde o início do ateliê, abordando diversos temas, como a questão religiosa, coisas do cotidiano, paisagens. Ele informa que o ateliê realiza anualmente uma exposição das obras na Aduern, e também, nos últimos três anos, no Festival Gastronômico de Martins.

“O ateliê tem uma missão importante, pois resgata a convivência social e é uma produção realizada predominantemente por mulheres. Já fazemos exposições anualmente, e ficamos muito felizes em receber o convite para expor na pinacoteca. Nos alegra muito poder compartilhar nosso trabalho com a comunidade uerniana”, declara Elza Barbosa.