Conselho Diretor aprova concessão de bolsa de produtividade em pesquisa na Uern

O Conselho Diretor (CD) da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) aprovou, na tarde de hoje, 28, em sua 1ª Reunião Ordinária de 2023, a concessão de Bolsa de Produtividade em Pesquisa, a regulamentação do estacionamento de veículos coletivos no Campus Mossoró e a atualização da remuneração de atividades de pós-graduação.

A implantação da Bolsa de Produtividade deve acontecer ainda neste ano, a depender da previsão orçamentária da Fuern.

Para a professora Dra. Ellany Gurgel, titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), a proposta vem como um reconhecimento ao trabalho dos(as) pesquisadores(as) da Universidade e traz outras vantagens.

“A gente entende que essas estratégias asseguram a permanência e a fixação do(a) pesquisador(a) docente. A produtividade é também uma das ferramentas de fomento para o desenvolvimento e o fortalecimento da pesquisa, pós-graduação e inovação”, destacou.

Os(as) conselheiros(as) aprovaram, em seguida, a atualização da remuneração de atividade de pós-graduação autofinanciadas ou custeadas por meio de convênios ou instrumentos de cooperação com outros entes e órgãos públicos ou privados.

A implantação da Nova Lei de Licitações e Contratos, Lei nº 14.133/2021, terá sua validade obrigatória a partir de 1º de abril. A Fuern vem se preparando há algum tempo para a sua devida aplicação. Depois de capacitações com a participação de vários setores, foi necessário elaborar uma normativa interna para facilitar o processo.

A minuta de resolução aprovada hoje pelo Conselho Diretor servirá para orientar e nortear, em um documento objetivo, a aplicação da nova lei no contexto organizacional.

O estacionamento de ônibus, micro-ônibus e vans no Campus Mossoró será melhor organizado a partir de agora graças a aprovação de uma minuta de resolução aprovadas pelos (as) conselheiros(as).

O calendário 2023 das reuniões ordinárias do Conselho Diretor também foi definido na reunião. Os próximos encontros devem acontecer nos dias 21 de março, 18 de abril, 23 de maio, 20 de junho, 18 de julho, 22 de agosto, 26 de setembro, 24 de outubro, 21 de novembro e 19 de dezembro.

A reunião foi realizada pelo Google Meet e transmitida no canal Uern Oficial do YouTube.