Argumento de criação
Todo e qualquer símbolo, texto, figura ou cor que representa ou identifica uma empresa, pessoa, produto ou instituição chama-se “marca”. A logomarca é um conjunto de letras que possui alfabeto próprio (com características gráficas e visuais exclusivas).
A Identidade Visual é o conjunto de todos os elementos formais e informais relacionados à estética capazes de expressar a marca (sons, signos, cores, linhas e formas).
São características importantes desta logomarca o estilo “forte” de seus caracteres, denotando robustez. Aplica-se em sua concepção visual linhas abstratas indicando movimento da esquerda para a direita (sentido da leitura romana) transmitindo sensação de dinamicidade do conjunto. Também aplica-se linhas abstratas verticais bem definidas denotando solidez. Outro elemento de destaque é a cor azul (elemento histórico) remetendo o azul do Brasão da UERN. Na Logomarca UERN, o azul é explorado através de duas cromias distintas, dando ainda mais vitalidade no emprego da marca. O design contemporâneo da logomarca redesenha os elementos anteriores da forma do Brasão da UERN: a letra “U” passeia pelas formas do escudo, as curvas das esquinas das letras passeiam pelas linhas das aves negras.
As vantagens do uso da Logomarca UERN são: simplicidade para aplicação e uso para várias plataformas, materiais e meios de comunicação visual; redução de custos;
possibilidade do uso sobre texturas, imagens, outras cores, e arte gráfica atual.
Esboço criativo
Elementos de inspiração
Responsabilidade sobre uso de marca
A Logomarca UERN é a marca que representa a UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Chama-se “Assinatura Visual” qualquer elemento gráfico (arquivo de arte de design gráfico) que tem as características desta logomarca. O MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL – MIV é um documento normativo que tem como objetivo apresentar a forma correta pela qual a Logomarca UERN deve ser utilizada para toda e qualquer peça de merchandising ou mídia (anúncios, comerciais para televisão, banners, cartazes, sites e páginas da web, publicações impressas ou eletrônicas, veiculação através de canais de televisão, internet, redes sociais, comercialização de produtos, divulgações em geral), filmes, fotos e imagens, como também a forma correta pela qual a marca da UERN deve ser utilizada em materiais de escritório, fardamento de funcionários, frota de veículos, sinalização interna e externa de prédios, ambientes de trabalho, salas e repartições, etiquetas, ofícios, registros, documentações e qualquer elemento tangível que porte em si a identidade corporativa da Universidade.
É de responsabilidade da Administração Superior, a missão de fiscalizar e regular o uso desta Identidade Visual e sua aplicação em peças de comunicação como nos meios já citados. Cabe à AGECOM-UERN planejar e desenvolver os seguintes materiais institucionais numa coleção coesa e uniforme nos quais aplica-se a logomarca: Timbrado A4 (com modelo Eletrônico); Cartões de Visita; Envelope Tipo Ofício; Envelope Tipo Saco; Pasta de Diplomas e Certificados Institucionais; Pasta de Apresentação de Propostas; Cartões Especiais; Bloco de Anotações; Etiquetas Holográficas; Caneta e Lápis; Unidade de Armazenamento de Dados (pendrive); Crachá Institucional; Crachá Institucional de Cada Unidade; O layout de Uniformes e Fardamento (Administrativo, ASDs, ASDs, Motoristas, Seguranças, Camisas com Marca); Identificação de Frota de Veículos Administrativo e Segurança; Layout para aplicação da logomarca em fachada de Prédios (Totens, Placas de sinalização externa, interna e de obras).
O desrespeito às normas descritas neste MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL está sujeito às penalidades judiciais cabíveis de acordo com a LEI Nº 9.279, de 14 de maio de 1996 em seu Art. 197 e à proteção de interesses previstos de Art. 202 e § 2º do Art. 209.
Todas as obras derivadas da aplicação do uso da Logomarca UERN por parte da AGECOM ou terceiros, incluindo vídeos, fotografias, artes gráficas, publicações, merchandising e itens de identidade corporativa são de direito exclusivo da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE como lhe garante a Lei de Direitos Autorais – Lei 9610/98.
Toda e qualquer solicitação referente ao uso desta Identidade Visual deve ser feita por via de ofício, correspondência eletrônica ou comunicado formal conforme o modelo “SOLICITAÇÃO DE USO DA MARCA” abaixo para o e-mail gerenciademarca@uern.br.