...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Vem pra UERN – Inscrições para o SiSU 2020 vão até domingo, 26 de janeiro

A partir desta terça-feira, 21 de janeiro, estudantes de todo o País iniciam a disputa pelas vagas no ensino superior via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é uma das instituições que utilizam o SiSU/ENEM como única forma de ingresso aos cursos de graduação.

Este será o primeiro ano que a UERN utilizará a cota étnico-racial, implantada pela Lei Estadual nº 10.480, de 30 de janeiro de 2019. Essa mesma Lei estabelece o Argumento de Inclusão Regional, que consiste em um percentual de 10% a ser acrescido na pontuação geral obtida pelo candidato não-cotista, que faça parte da categoria ampla concorrência e que estudou os ensinos Fundamental e Médio no RN.

No ano passado, a Instituição recebeu mais de 21 mil inscrições. Para o ano de 2020 serão disponibilizadas 2.430 vagas distribuídas em 67 cursos de graduação. A inscrição do candidato será realizada exclusivamente por meio da Plataforma do SiSU (http://sisu.mec.gov.br), no período de 21 a 26 de janeiro de 2020. Inicialmente esse prazo iria até 24 de janeiro, mas o MEC/INEP prorrogou até domingo (26).

O reitor Pedro Fernandes ressalta que a UERN está de portas abertas para os novos estudantes. “Nós sabemos que a escolha de um curso superior é um passo muito importante na vida do estudante. Pensando nisso, tivemos a felicidade de realizar no final de 2019 a Feira de Profissões, um evento que recebeu centenas de alunos do Ensino Médio no Campus Central; na oportunidade, apresentamos nossas competências e capacidade instalada. Temos cursos bem avaliados em várias áreas, contamos com bolsas de estágio, projetos de iniciação científica e programas de extensão… Além disso, nosso corpo docente é formado em sua maioria por doutores e mestres”, declarou Pedro Fernandes, ressaltando que a UERN vem transformando vidas e concretizando sonhos.

Nos campi avançados – localizados em Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros – esse papel transformador da Universidade é ainda mais evidente. “Temos a maior capilaridade na oferta de graduação, especialização e mestrado do Estado. Os estudantes encontram na UERN a oportunidade de seguir nos estudos. O aluno que conclui sua graduação poderá atuar no mercado ou continuar seus estudos na pós-graduação stricto sensu, pois temos cursos em todas as áreas do conhecimento”, complementou Pedro Fernandes.

Para quem não conseguir ser convocado na chamada regular, as inscrições para a Lista de Espera do curso ocorrerão no período de 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2020.

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) disponibilizou um manual para esclarecer as principais dúvidas dos candidatos. Clique na imagem abaixo para acessar o Manual:

➡ CONFIRA O EDITAL E SEUS ANEXOS (com distribuição das vagas e notas de corte)

Anexo I Edital 089/2019-PROEG – (Quadro de vagas)
Anexo II Edital 089.2019-PROEG – (Pontuação mínima – ponto de corte)
Anexo III Edital 089.2019-PROEG – (Documentação  para o cadastro institucional)
Anexo IV Edital 089.2019-PROEG – (Formulário de autodeclaração de candidato da categoria cota social – subcategoria preto, pardo ou indígena)

⇒Outros documentos e informações podem ser consultados na página:  ➡ uern.br/sisu

Distribuição das vagas:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support