Vem pra UERN – Inscrições para o SiSU 2020 vão até domingo, 26 de janeiro

A partir desta terça-feira, 21 de janeiro, estudantes de todo o País iniciam a disputa pelas vagas no ensino superior via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é uma das instituições que utilizam o SiSU/ENEM como única forma de ingresso aos cursos de graduação.

Este será o primeiro ano que a UERN utilizará a cota étnico-racial, implantada pela Lei Estadual nº 10.480, de 30 de janeiro de 2019. Essa mesma Lei estabelece o Argumento de Inclusão Regional, que consiste em um percentual de 10% a ser acrescido na pontuação geral obtida pelo candidato não-cotista, que faça parte da categoria ampla concorrência e que estudou os ensinos Fundamental e Médio no RN.

No ano passado, a Instituição recebeu mais de 21 mil inscrições. Para o ano de 2020 serão disponibilizadas 2.430 vagas distribuídas em 67 cursos de graduação. A inscrição do candidato será realizada exclusivamente por meio da Plataforma do SiSU (http://sisu.mec.gov.br), no período de 21 a 26 de janeiro de 2020. Inicialmente esse prazo iria até 24 de janeiro, mas o MEC/INEP prorrogou até domingo (26).

O reitor Pedro Fernandes ressalta que a UERN está de portas abertas para os novos estudantes. “Nós sabemos que a escolha de um curso superior é um passo muito importante na vida do estudante. Pensando nisso, tivemos a felicidade de realizar no final de 2019 a Feira de Profissões, um evento que recebeu centenas de alunos do Ensino Médio no Campus Central; na oportunidade, apresentamos nossas competências e capacidade instalada. Temos cursos bem avaliados em várias áreas, contamos com bolsas de estágio, projetos de iniciação científica e programas de extensão… Além disso, nosso corpo docente é formado em sua maioria por doutores e mestres”, declarou Pedro Fernandes, ressaltando que a UERN vem transformando vidas e concretizando sonhos.

Nos campi avançados – localizados em Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros – esse papel transformador da Universidade é ainda mais evidente. “Temos a maior capilaridade na oferta de graduação, especialização e mestrado do Estado. Os estudantes encontram na UERN a oportunidade de seguir nos estudos. O aluno que conclui sua graduação poderá atuar no mercado ou continuar seus estudos na pós-graduação stricto sensu, pois temos cursos em todas as áreas do conhecimento”, complementou Pedro Fernandes.

Para quem não conseguir ser convocado na chamada regular, as inscrições para a Lista de Espera do curso ocorrerão no período de 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2020.

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) disponibilizou um manual para esclarecer as principais dúvidas dos candidatos. Clique na imagem abaixo para acessar o Manual:

➡ CONFIRA O EDITAL E SEUS ANEXOS (com distribuição das vagas e notas de corte)

Anexo I Edital 089/2019-PROEG – (Quadro de vagas)
Anexo II Edital 089.2019-PROEG – (Pontuação mínima – ponto de corte)
Anexo III Edital 089.2019-PROEG – (Documentação  para o cadastro institucional)
Anexo IV Edital 089.2019-PROEG – (Formulário de autodeclaração de candidato da categoria cota social – subcategoria preto, pardo ou indígena)

⇒Outros documentos e informações podem ser consultados na página:  ➡ uern.br/sisu

Distribuição das vagas: