...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN sedia reunião que vai discutir relação entre agricultores e empresas de energias renováveis

O Departamento de Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebe amanhã, 13, a Associação Energia Renovável Potiguar e a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) em reunião, às 14h30.

O encontro tem como objetivo discutir a otimização dos convênios realizados entre o Estado e os agricultores familiares na produção de energia solar no Estado do Rio Grande do Norte.

Nos últimos anos o Rio Grande do Norte passou a ser alvo de investimentos em projetos de geração de energias eólica e solar e grande parte deles são desenvolvidos em propriedades rurais de agricultores familiares, que cedem suas terras em troca de uma pequena participação nas receitas dos empreendimentos.

Há uma preocupação em fazer melhorar a qualidade dos acordos entre empresas e agricultores. Esta será uma das questões abordadas na reunião.

Impactos

Outro ponto a ser discutido serão os incentivos fiscais e  o impacto desses investimentos nas atividades agropecuárias. Há uma necessidade de estudos sobre impactos econômicos e sociais da ocupação de áreas agricultáveis em alguns projetos, especialmente os de fonte fotovoltaica, que podem levar a uma redução abrupta da atividade agropecuária, ocasionando queda de receitas, desocupação de mão de obra e desabastecimento de gêneros alimentícios na região.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support