Uern e Liga Contra o Câncer debatem parceria na área de enfermagem

A reitora em exercício da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professora Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, recebeu na tarde desta sexta-feira, 5, o diretor do Instituto da Liga Contra o Câncer, Edilmar Moura.

Na pauta, o prosseguimento da parceria entre a Universidade e a Liga Contra o Câncer para realizar cursos de pós-graduação em enfermagem oncológica. “Nós precisamos colar em quem tem mais experiência e vivência. A Uern estava em nosso radar”, explicou. “Serão 40 profissionais de enfermagem oncológica capacitados desde a gestão de um centro de oncologia até a orientação dos técnicos de enfermagem”, acrescentou.

A reitora lembrou que o papel de um hospital pode ir além do atendimento aos pacientes contribuindo também para a educação. “É um prazer ser a universidade que está na parceria com vocês. A gente precisa desfazer essa imagem de que o hospital tem apenas o fim curativo”, declarou.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodolfo Paiva, lembrou que já estão em andamento os preparativos para o terceiro curso em parceria com a Liga Contra o Câncer. “A universidade está à disposição. Já estamos na formatação do terceiro curso dessa parceria com a Liga Contra o Câncer. É um trabalho complexo e com zelo institucional”, lembrou.

A diretora da Faculdade de Enfermagem, Erica Louise, destacou a importância de também se ter um curso voltado para a gestão hospitalar. “Estamos à disposição para contribuir nesta parceria e também em outras que venham a surgir. Precisamos de mais qualidade e segurança para os nossos pacientes. Somos muito carentes de formação nesta área”, disse.

Também participaram da reunião, a coordenadora da Pós-Graduação em Enfermagem Oncológica, Kalidia Felipe Costa, e o subchefe de gabinete, Janderson Dantas.