...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern e CDL apresentam pesquisa sobre o impacto socioeconômico do Mossoró Cidade Junina

O papel da Uern como instrumento de apoio ao desenvolvimento de Mossoró e do Rio Grande do Norte foi um dos pontos mais abordados durante a apresentação da pesquisa “Impactos socioeconômicos do Mossoró Cidade Junina (MCJ)”, exibida na manhã desta terça-feira (9), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Mossoró.

Promovido pela Faculdade de Ciências Econômicas (Facem), em parceria com a CDL, o estudo realizou uma série de entrevistas com visitantes, ambulantes e outros profissionais envolvidos com o evento para obter dados relacionados ao impacto econômico do MCJ e à impressão do público sobre pontos como segurança, infraestrutura e organização.

Durante a apresentação do relatório, o presidente da CDL Mossoró, Stênio Max, ressaltou a importância das parcerias firmadas entre as esferas pública e privada, visando ao avanço social e econômico das cidades, e apontou a Uern como uma das principais entidades capazes de promover esse processo no município.

“A pesquisa é um dos frutos dessa parceria que a gente sabe que dá certo. E a gente vê o quanto a Uern avançou nos últimos anos e está ainda mais qualificada para isso”, frisou o presidente da CDL, citando o contrato firmado entre a Câmara e a empresa Júnior Lastro, formada por alunos da Facem, como mais um exemplo positivo da relação entre a academia e a iniciativa privada.

“É uma grande satisfação pra gente disponibilizar a nossa expertise. A Uern acredita nesse estado e acredita que todo o motor de transformação e de desenvolvimento econômico se dá através das parcerias”, corroborou a reitora da Uern, professora Cicília Maia, que destacou a relevância dos eventos acadêmicos e científicos para as cidades onde estão localizados os campi da Universidade.

Por sua vez, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, ressaltou que o estudo será fundamental para a avaliação da última edição do MCJ e para o planejamento dos próximos eventos.

“Ficamos muito felizes por esse trabalho, tendo a Uern como parceira e protagonista desse processo. Isso é a universidade sendo muito bem utilizada, como ela é bem utilizada no dia a dia, pelos nossos estudantes e pela comunidade”, pontuou o prefeito.

A apresentação da pesquisa foi feita pelo professor Leovigildo Cavalcanti, da Facem, que destacou os principais dados obtidos através do levantamento.

Durante a apresentação, também foi entregue o relatório produzido pelos alunos bolsistas sobre a participação na pesquisa. Ao todo, 22 estudantes da Uern participaram do levantamento.

Principais dados

De acordo com a pesquisa, 788 mil pessoas visitaram o MCJ neste ano, representando um aumento aproximado de 10% em relação ao público presente em 2017, quando foi realizado o último estudo do tipo pela Uern.

A estimativa é que os gastos do público com o evento, neste ano, tenham somado R$ 115,6 milhões, o que corresponde a R$ 146 reais gastos por participante, em média.

Para cada real investido pela Prefeitura no evento, conforme a pesquisa, houve um retorno de aproximadamente 11 reais movimentados nos setores hoteleiro, de bares e restaurantes, ambulantes e permissionários e pelas quadrilhas, além dos gastos efetuados pelos turistas e moradores locais.

O estudo também levantou dados relacionados ao perfil dos visitantes, a exemplo da renda, local de origem e faixa etária. Também foi medido o grau de satisfação dos visitantes com o evento e a probabilidade de que eles voltem na próxima edição.

A pesquisa apontou ainda que o MCJ foi responsável por gerar em torno de 6.100 empregos diretos e indiretos.

“Os dados apontados pelo estudo indicam um recado de que o Mossoró Cidade Junina não representa um gasto, mas um investimento a ser tratado como um bem social e um bem econômico ao município”, salientou o professor Leovigildo Cavalcanti.

A pesquisa completa pode ser acessada neste link.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support