UERN convida comunidade para programação de aniversário de 50 anos

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) comemora seus 50 anos e convida a comunidade acadêmica e a sociedade para a programação alusiva à data. As comemorações se intensificaram neste mês de setembro – com o lançamento do selo comemorativo dos Correios, o projeto Pátio Cultural, a Sessão Solene na Câmara Municipal de Mossoró, a Missa em Ação de Graças e o Culto que será realizado nesta quinta-feira (27), às 19h30, na Igreja Presbiteriana Central de Mossoró.

O ápice da programação será na próxima sexta-feira, 28 de setembro, com a tradicional Assembleia Universitária, a partir das 18h30, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Neste ano, a solenidade terá uma novidade: a apresentação especial do Auto da Liberdade.

Outra novidade é a Mostra Fotográfica retratando os 50 anos da UERN que será montada na Praça Cícero Dias. Posteriormente, essa mostra itinerante será levada aos Campi da Universidade.

Durante a solenidade o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto e a vice-reitora Fátima Raquel Rosado Morais farão a entrega das homenagens a professores, servidores técnicos e personalidades que prestaram relevantes serviços à Instituição e ao município de Mossoró.

Doutor Honoris Causa – Boaventura de Sousa Santos
Professor Honoris Causa – Bispo Dom Mariano Manzana
Professor Emérito: Lúcia Musmeé Pedrosa de Lima Rangel
Diploma de Mérito Administrativo: Maria da Paz Medeiros

Além dessas homenagens, também será concedida a Medalha da Abolição às seguintes personalidades:

Zélia Macêdo Lopes Heronildes da Silva
Maria José de Castro Rodrigues
Francisco Coelho Figueredo

UERN 50 ANOS

UERN foi fundada em 28 de setembro de 1968

Criada em 28 de setembro de 1968, pela Lei Municipal nº 20/68, a UERN nasceu com o nome de Universidade Regional do Rio Grande do Norte – URRN, vinculada à Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte – FURRN. Em 8 de janeiro de 1987, o então Governador do Estado, Radir Pereira, assinava a Lei Estadual nº 5.546, que estadualizou a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Duas fases compõem a história da UERN – a primeira diz respeito à sua instituição jurídica, a segunda, à verticalização de seus cursos. Três eventos marcam a primeira fase: sua criação, em 1968; a estadualização, em 1987; e o reconhecimento como universidade, em 1993, pelo MEC. Em 1999 surge a sigla UERN, através da Lei nº 7.761, que alterou a denominação para Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Luta pela estadualização

A segunda fase é marcada por uma nova expansão geográfica e também por uma significativa expansão acadêmica, com a criação de outros cursos de graduação e o início da pós-graduação stricto sensu.

Hoje, presente de forma direta com seus seis Campi: Assú, Caicó, Mossoró, Natal, Pau dos Ferros e Patu, e trabalhando na construção do Campus de Apodi, a marca UERN é forte em todo o Rio Grande do Norte. Também está presente em 11 Núcleos Avançados de Ensino Superior.

A Universidade oferta 67 cursos de graduação e 25 cursos de pós-graduação stricto sensu (três deles terão vagas abertas em 2019) – são 21 mestrados e 4 doutorados, o que representa um aumento de 67% da oferta total de cursos de pós-graduação stricto sensu desde 2014. Mais de 90% do corpo docente da UERN é formado por mestres e doutores, resultado da política de capacitação que também alcança os servidores técnicos administrativos.

Outro número relevante é o percentual de estudantes da rede pública, que equivale a 90% do quadro discente. A UERN é uma Universidade inclusiva que reserva 50% das vagas para estudantes da rede pública e 5% das vagas para estudantes com deficiência.

A política de assistência estudantil é uma marca forte da atual gestão. Após a conquista da paridade no final de 2016, neste ano de 2018 foi criada a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), uma antiga reivindicação dos movimentos estudantis. A UERN tem ampliado os investimentos para incrementar a assistência estudantil, compreendendo que além de oportunizar o ingresso do estudante, é preciso ir além e investir em bolsas e projetos que auxiliem em sua permanência na Universidade. Atualmente, o valor direcionado em bolsas para estudantes é o dobro do que é reservado para bolsas de capacitação de técnicos e professores.

Nos últimos 5 anos, a UERN priorizou o processo de reconhecimento e renovação do reconhecimento dos seus cursos, o que resultou no Recredenciamento da Universidade pelo Conselho Estadual de Educação em abril de 2018. Nos últimos quatro anos foram entregues 6.745 diplomas no ato da colação de grau.

Tendo como marca forte a interiorização do ensino superior, a UERN forma a maioria dos professores que atuam no Estado, contribuindo, diretamente, para a erradicação do analfabetismo. A UERN é patrimônio do povo potiguar, uma instituição socialmente referenciada e comprometida com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.