Uern apresenta carta às candidatas e aos candidatos nas eleições 2022

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) está apresentando às candidatas e aos candidatos ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte e às representações potiguares nas casas legislativas em âmbito federal e estadual, uma carta com sugestões para o compromisso com o fortalecimento da educação pública e o desenvolvimento do estado, e que, segundo a Uern, devem estar no plano de gestão das e dos candidatos.

O documento, assinado pela reitora Cicília Maia e pelo vice-reitor Chico Dantas, apresenta compromissos que atingem não somente a comunidade acadêmica da Uern, composta por estudantes, professores, técnicos-administrativos e terceirizados, mas toda a sociedade potiguar.

A instituição está presente em seis municípios: Mossoró, Assú, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó, e tem participado de forma efetiva do desenvolvimento potiguar, atuando como agente de transformação da realidade na qual está inserida, através da educação pública, gratuita e de qualidade.

De acordo com a reitora Cicília Maia, além de apresentar as prioridades da instituição, o documento também reafirma o compromisso da Uern com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. “Reafirmamos a disposição da nossa Universidade em construir caminhos possíveis para um estado forte e que atenda aos anseios da população, com os avanços necessários para o bem viver de todo e qualquer cidadão potiguar”.

A Uern elenca como prioridades:

• o fortalecimento de sua autonomia plena;
  • a valorização das servidoras e dos servidores da Uern;
  • estratégias para mitigar o efeito da pandemia na saúde e na educação;
  • estratégias para a permanência das e dos estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica;
  • o fortalecimento da pesquisa e extensão em prol do estado;
  • o estímulo ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação;
  • o atendimento às vocações locais.

A carta está disponível AQUI.