SAMBA promove acolhimento e integração de calouros no Campus Central

Em clima junino, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) acolheu os estudantes ingressantes do semestre letivo 2019.1 com a programação do Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA). Além de um momento de boas-vindas e encontro com os discentes, a atividade realizada nesta quarta-feira, 26, nos turnos matutino e noturno teve como objetivo apresentar os setores, ações e projetos desenvolvidos pela Universidade aos novatos.

A vice-reitora Fátima Raquel Rosado Morais deu boas-vindas aos calouros. “Para nós, é um momento de extrema felicidade receber vocês (alunos). Todo o nosso trabalho, de professor e técnicos, é dedicado aos discentes. Convidamos a todos a viver a Universidade, fazer do ambiente acadêmico um espaço de construção coletiva do saber”, declara.

Presidente do Diretório Central do Estudantes (DCE), Paulo Sérgio explicou a atuação do Diretório e convidou os alunos a se engajarem no movimento estudantil.

Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Erison Natécio Costa Torres enfatizou a política de permanência desenvolvida pela Universidade, que oferece condições dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica de seguirem no curso. Dentro desta ação, ele destacou o programa de segurança alimentar, que através do Restaurante Popular oferece café da manhã, almoço e, em breve, janta a preços acessíveis.

A programação do SAMBA contou ainda com apresentação do vídeo institucional que esclarece sobre a atuação dos setores da Universidade, além de estandes, onde servidores das pró-reitorias e diretorias explicam os serviços disponíveis em cada unidade. No período noturno, a programação contou com as boas-vindas do chefe de Gabinete, Zezineto Mendes. O evento também foi prestigiado pelo sub-secretário estadual de Juventude, Gabriel Medeiros, que destacou o papel central da UERN.

Para o calouro Arthur Ricart, do curso de Educação Física, foi de suma importância esse momento de acolhimento e apresentação da Universidade. “Foi muito diferente do que imaginava. Pensava a Universidade como algo distante e vi que aqui tudo é bem acessível”, afirma. Seu colega de curso, Saulo Victor também reforçou a boa impressão da Universidade. “Foi um momento muito acolhedor, com servidores muito receptivos. Estou otimista com o curso”, diz.

Estudante do curso de Gestão Ambiental, Luedsa Mariane destaca que as expectativas para a graduação são as melhores, enfatizando que esse momento de conhecer a estrutura da Universidade é muito importante.

Após o momento de acolhimento, o SAMBA promoveu uma ação de integração com apresentações culturais, com o Grupo de Dança Universitário de Mossoró (GRUDUM). Em seguida, a dupla Aline e David animaram os presentes e puxaram uma quadrilha improvisada com professores, técnicos-administrativos e alunos.

Seguem registros do Samba no período noturno: