Revista especial dos 50 anos enfatiza papel transformador da UERN

Com raízes no interior e distribuindo frutos que hoje se espalham por todas as regiões, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) completou cinco décadas de história em 2018. Dentro das comemorações à data, foi lançada durante a Assembleia Universitária a Revista especial dos 50 anos da UERN.

Em 108 páginas, a publicação retrata a história da UERN e daqueles que fazem a Universidade. A evolução, os avanços na área de ensino, pesquisa e extensão, e, sobretudo, o papel transformador da UERN são destaques nesta edição.
As reportagens trazem matérias variadas que tratam de marcos históricos da Universidade, pesquisa na área de neurociência, desenvolvimento de softwares que facilitam o dia a dia da população e projetos de extensão que dão novas perspectivas para a agricultura familiar, além de histórias de vida que exaltam a importância da Instituição. A publicação tem entrevista com o reitor Pedro Fernandes, onde são abordados os principais temas relacionados à Universidade, retratando seus avanços e desafios.

Na edição dos 50 anos, foi buscado enfatizar a questão da “UERN transformando vidas”. Neste sentido, as reportagens e elementos das páginas têm o intuito de retratar o papel transformador da Universidade e sua importância para o desenvolvimento socioeconômico do Estado.

A edição especial traz uma novidade que é a narrativa transmídia, com depoimentos em vídeos com histórias de professores, técnicos e alunos que relatam a relação estreita de carinho entre a comunidade acadêmica e a UERN. Os vídeos podem ser assistidos por meio do “QR code” (espécie de código de barra) nas páginas dos depoimentos na revista ou através deste link.

Produzida pela Agência de Comunicação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (AGECOM/UERN), a revista tem direção de Iuska Freire; edição de Adriana Morais e João Moura; textos de Adriana Morais, Bruno Barreto, Ilana Albuquerque, Iuska Freire, João Moura e Luziária Machado; ilustrações de Isadora Paiva; projeto gráfico de Pablo Allende; diagramação de Isadora Paiva e Pablo Allende; fotos de Wilson Moreno, Fernando Nícolas, Ricardo Morais, Márcio Barbosa e Acervo Histórico da UERN; revisão de Benjamim Linhares e apoio de Aline Linhares, Argolante Lopes, Claudenice Santos, Rodrigo Oliveira e do professor Aílton Siqueira.

A versão virtual da revista especial dos 50 anos pode ser acessada aqui.