Reitor reivindica presença da PM no Campus Central e parceria será imediata

O reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto convocou uma reunião com o comando da Polícia Militar em Mossoró para discutir a colocação de um efetivo policial no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A partir desta quinta-feira (14) será disponibilizada uma ronda permanente no Campus Central e preparado um plano de operações por parte da PM para garantir a segurança dos alunos. Também será assinado um convênio entre as instituições para pagamento de diárias operacionais por parte da UERN.

O reitor Pedro Fernandes reivindicou a presença de uma ronda permanente da Polícia Militar no Campus Central. A ideia já vinha sendo discutida e após o assalto ocorrido na última quarta-feira se tornou urgente. “A gente não pode preterir essa presença da PM porque discutimos essa ideia em maio e se tivesse colocado na época talvez não tivéssemos esse assalto. A gente precisa colocar esse serviço urgente”, avaliou.

O encontro contou com a presença do promotor criminal Romero Marinho, professor da Faculdade de Direito (FAD/UERN), que destacou a importância de se colocar a Polícia Militar no Campus Central. “Em outros tempos seria inimaginável a PM dentro da universidade, mas isso se faz na realidade de hoje”, frisou.

As palavras do promotor foram reforçadas pelo representante da Comissão de Segurança da Subseccional de Mossoró Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Max Delis, que destacou a necessidade da conscientização dos alunos que têm receio da presença da PM. “A população tende a ter receio da Polícia Militar, mas na situação de perigo é com a PM que ela conta”, acrescentou.

O comandante do 12° Batalhão da PM, tenente-coronel Humberto Pimenta, destacou a parceria utilizando diárias operacionais a serem pagas pela UERN. “Para dar certo tem que ter permanência da Polícia Militar e isso vai provocar uma redução muito grande das ocorrências”, disse.

Imediatamente o reitor Pedro Fernandes solicitou a pró-reitora de planejamento Fátima Raquel Morais a viabilização de orçamento para viabilização do serviço. Os termos do convênio já serão preparados hoje pela Assessoria Jurídica da UERN.

Participaram da reunião também o coronel Elyause Moreira, comandante do Policiamento do Interior Regional da PM, o subcomandante do 12º BPM capitão Dino Max e o capitão Diomedes Sávio, comandante da Primeira Companhia de Operações.