Qualidades da Uern atraem candidatos no Enem

Além de tirarem boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para ingressar nos cursos de graduação das instituições de ensino superior os estudantes precisam ser aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Tales Augusto, Gabriella Feitosa, Ingrid Thaynne e Jianine Figueiredo estão ansiosos pela conquista que vai lhes garantir o tão sonhado ingresso na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A Uern está ofertando 2.509 vagas dentro do Processo Seletivo de Vagas Iniciais (PSVI) nos seus cursos de graduação, modalidade presencial, para o ano letivo de 2021. São 71 ofertas em 56 cursos de graduação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou as notas das provas objetivas e da redação da edição 2020 na última segunda-feira, 29.

A história de Tales Augusto com a Uern é antiga. Graduado em História, o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Apodi, já cursou Direito por um tempo e recentemente ingressou no Mestrado em Ciências Sociais e Humanas.

Tales Augusto busca uma segunda graduação na Uern

Direito, Pedagogia e Jornalismo estão entre as suas opções de curso para voltar à graduação da Uern. O SiSU permite que os estudantes escolham apenas duas opções de curso.

Para o docente, a Uern há décadas promove educação pública, gratuita e de excelência.

“Mesmo com dificuldades, o corpo de servidores faz ‘das tripas coração’ e oferece aos discentes possibilidades diversas. Foi a Uern que me possibilitou chegar aonde cheguei. Nela fui aluno, professor e volto aluno. Uma casa onde tenho certeza que a educação é prioridade, onde a construção do aluno cidadão vai além do mercado de trabalho”, avaliou.

Ingrid Thaynne não tem a mesma relação como tem Tales com a Uern, mas ela é consciente do papel que a Instituição desempenha há mais de 52 anos.

Ingrid Thaynne vai tentar cursar Serviço Social

“A Uern é um patrimônio que temos enquanto norte-rio-grandenses. De lá já saíram inúmeros profissionais qualificados tanto profissionalmente como humanamente. É impossível olhar pra Uern e não notar a grandiosidade da instituição. Além disso, ela abraça muitos sonhos de estudantes que vêm de escola pública e filhos da classe trabalhadora”, ressaltou a jovem que pretende cursar Serviço Social (primeira opção) ou Letras (segunda opção).

A escolha do curso se deu porque ela acha “muito importante formular estratégias que viabilizem políticas públicas para a população, especialmente para aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade e sofrem muitas vezes com a negligência do Estado”.

Ingressar na Uern sempre foi um sonho para Jianine, que tentará mais uma vez ser aprovada em Medicina.

“É uma universidade que admiro muito e que eu acredito que proporciona muita oportunidade de aprendizado. Desde que conheci a Uern pela primeira vez eu fiquei encantada de cara pelo campus. Além disso tudo, o fato de ter um ensino de qualidade em casa, na minha cidade, perto da minha família, é outro ponto que faz tanto eu desejar ser parte da Uern”, destacou.

Gabriella Feitosa colocará Direito nas duas opções

Depois da primeira prova valendo de verdade, sem ser no modo “treineiro” – estudantes que fazem o Exame para adquirir experiência e que não estejam no último ano do Ensino Médio –, a estudante Gabriella Feitosa só pensa em cursar Direito.

“Irei utilizar da estratégia que o SiSU oferece, que possibilita selecionar como 2ª opção o mesmo curso, porém, em um turno diferente,  pois não me vejo em outro curso”, informou.

A qualidade do ensino e a capacitação dos professores, além da valorização de uma instituição estadual de tamanha proporção, foram os motivos que levaram Gabriella a escolher a Uern para fazer sua graduação.

PSVI

Para o SiSU 2021, a Uern não adotará ponto de corte. O pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Wendson Dantas, explica que a medida tem como objetivo promover a equidade e não prejudicar os estudantes que enfrentaram dificuldades devido à pandemia de Covid-19. Dessa forma, o candidato que não tenha zerado nenhuma disciplina no Enem está apto a concorrer às vagas no PSVI da Uern.

Medicina é o grande sonho de Jianine Figueiredo

A inscrição do candidato no SiSU será realizada exclusivamente por meio do acesso à Plataforma do SiSU, no site http://sisu.mec.gov.br, no período de 6 de abril até as 23h59 do dia 9 de abril de 2021.

Conforme previsão de cronograma divulgado pelo SiSU, a convocação dos candidatos aprovados na chamada regular do PSVI 2021 Uern/SiSU ocorrerá no dia 14 de abril de 2021.

A Uern destina parte das vagas aos candidatos que tenham cursado integralmente os ensinos Fundamental e Médio em escolas públicas, para pessoas com deficiência, bem como para os autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Cursos de graduação:

Ciências Biológicas