...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto da UERN desperta um novo olhar sobre o atendimento da saúde

Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (NUPICS) oferece sessões gratuitas em seu ambulatório e amplia atendimento com Pronto-Socorro Energético no Hospital Tarcísio Maia

A rotina estressante no ambiente de trabalho, agravada por problemas pessoais ou financeiros, vai aos poucos adoecendo as pessoas. Quando se vê é preciso tomar um remédio para dormir e outro para manter-se de pé. Na TV e na Internet as notícias não são animadoras – violência, corrupção e conflitos. A insegurança entra em nossas casas, nas escolas e no trabalho. Tudo isso, ocasiona essa epidemia de ansiedade e depressão que afeta as pessoas. Mas, qual o remédio para as dores da alma? Para a professora e terapeuta doutora Isabel Amaral, a cura pode estar no próprio ser.

“Promover saúde é melhor do que tratar. Saúde não é apenas ausência de doença. Saúde é promoção, é bem-estar”, afirma Isabel Amaral, complementando que é necessário ter um novo olhar para a formação.

Isabel Amaral é coordenadora do NUPICS (Foto: Wilson Moreno)

Isabel é professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN), coordenadora do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (NUPICS). O NUPICS oferece atendimento gratuito em seu Ambulatório Integrativo, com sessões de auriculoterapia, cromoterapia, reiki, acupuntura, arteterapia, ioga, aromaterapia, ventosas, meditação e tai chi chuan, dentre outras. Ao todo são 29 práticas, todas inseridas no sistema da Política Nacional de Práticas Integrativas do Ministério da Saúde. No semestre passado foram realizados 700 atendimentos.

Há 14 anos uma enxaqueca crônica afetava a qualidade de vida de Isabel, que tomava cerca de 4 comprimidos ao dia para suportar as intensas dores. Foi essa enxaqueca que aproximou a professora das técnicas integrativas e da auriculoterapia – sistema de acupuntura na região auricular. “Fiz um curso e comecei o tratamento, em quatro semanas já não sentia as dores. A partir da minha experiência, passei a estudar e me aperfeiçoar”, relembra Isabel que tem vários cursos e uma tese de doutorado voltada para as práticas integrativas.

A cada 15 dias, o NUPICS promove o Espaço Meditativo no auditório da Faculdade de Enfermagem. O último encontro, realizado no dia 8 de maio, promoveu a Oficina Mandala Olho de Deus. Organizados num círculo, os participantes confeccionaram suas mandalas e deram depoimentos sobre a experiência da meditação ativa e a conexão interior.

Oficina de Mandala Olho de Deus realizada no Espaço Meditativo (Foto: Wilson Moreno)

O estudante Wilder do Nascimento Araújo, aluno do 4º período de Enfermagem, foi um dos participantes. “Esse trabalho é muito importante. O processo formativo em si já é muito estressante. Quando não atingimos uma meta ou expectativa, surge o sentimento de frustração e a crise de ansiedade… O NUPICS, por meio dessas práticas, consegue amenizar de forma surreal essa situação, desopila muito a carga emocional dos alunos, profissionais e a comunidade”, comenta o estudante.

Wilder do Nascimento é estudante de Enfermagem (foto: Wilson Moreno)

Conforme Wilder, as práticas integrativas possibilitam o processo de autoconhecimento e autoconstrução. “Você vai percebendo os feed-backs. Não é algo momentâneo, há todo um processo de entendimento, você percebe que precisava passar por aquilo… A gente chega procurando alívio para uma certa ansiedade, após uma sessão de qualquer terapia, você se sente renovado, como se tivesse tirado um peso das costas”, testemunha Wilder do Nascimento.

Para Antônia Maria, 56 anos, participar das atividades do NUPICS traz mais leveza para seu dia a dia. Ela também participou da oficina de Mandala. “Frequento desde o início do ano, junto com minha filha. Me sinto muito bem. Às vezes chego muito nervosa devido à luta diária, mas quando a gente chega aqui e começa a praticar tudo passa, saio bem leve”, afirmou Antônia.

Isabel lembra que o mês de maio é dedicado às Práticas Integrativas, por isso, o Núcleo tem agenda cheia durante todo o mês. Um dos eventos que contará com a presença dos profissionais ocorrerá nesta semana, nos dias 18 e 19 de maio, no Partage Shopping Mossoró, com o “Dia Zen”. Os interessados poderão participar mediante a troca de uma lata de leite.

Projeto implanta Pronto-Socorro Energético no Hospital Regional Tarcísio Maia

Atendimento realizado no Hospital Tarcísio Maia (Foto: Cedida)

Além do Ambulatório Integrativo, o Núcleo expande o atendimento com o projeto do Pronto-Socorro Energético – o primeiro do Brasil, uma parceria com o Hospital Regional Tarcísio Maia, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e Núcleo de Assistência à Saúde e Segurança do Trabalhador (NASST) que têm como foco a saúde do trabalhador. A unidade hospitalar conta com espaço físico dentro do pronto-socorro para atender aos servidores.

“Esse projeto partiu de um momento que fizemos um levantamento no hospital e vimos o grande número de afastamento dos servidores. São profissionais que estão no limite. Há muitos casos de depressão e ansiedade. Eles contam com esse oásis dentro do hospital, passam um tempinho no atendimento com massagem, reiki, cromoterapia…. A gente sabe que se tratar o servidor, isso vai refletir no paciente”, explica Isabel Amaral.

No dia 22 de maio, nos turnos matutino e vespertino, será realizado um Workshop de Práticas Integrativas dentro do Hospital Regional Tarcísio Maia para divulgação interna.

O que é o NUPICS?

Oficina de Mandala Olho de Deus realizada no Espaço Meditativo (Foto: Wilson Moreno)

O Núcleo se configura em um espaço de olhar múltiplo, de partilhas de experiências e desenvolvimento humanescente do vínculo terapêutico, por meio das práticas integrativas. Proporciona a integração do ser humano com o meio ambiente, valorizando e articulando saberes populares, cultura e ciência, estabelecendo a conexão da visão ampliada do processo saúde-doença, onde o cuidado é centrado no ser.

Criado em 2018 como Núcleo de Extensão, o NUPICS conta mais de 20 terapeutas envolvidos – enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, nutricionista e psicólogos. Os atendimentos são realizados em vários horários, inclusive à noite, para atender a demanda do público que trabalha durante o dia. Muitos integrantes da equipe da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade atuam como voluntários. Também é realizado o projeto itinerante PICS no Campus, em parceria com a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC).

Isabel conta que pesquisas já estão sendo realizadas pelo NUPICS, com autorização do Comitê de Ética da UERN. O Núcleo caminha para a criação de um laboratório de pesquisa. Em breve, a nutricionista vai começar uma pesquisa com acompanhamento de um grupo de pessoas obesas. Nesse grupo será trabalhada a parte nutricional potencializada com auriculoterapia para aumentar o metabolismo e diminuir a ansiedade. Outra pesquisa será iniciada em junho para trabalhar a craniopuntura, com o objetivo de diminuir os tremores de quem tem Parkinson.

Fórum – No dia 31 de maio será realizado o primeiro Fórum Municipal de Práticas Integrativas, no Hotel Thermas, abordando as multipossibilidades das PICS no SUS. O evento realizado pelo NUPICS e Prefeitura de Mossoró tem como intenção promover a discussão sobre as práticas integrativas. Na abertura do evento, será realizado o lançamento do livro do NUPICS, com artigos dos terapeutas, sobre as várias práticas e suas funcionalidades.

Para mais informações acesse:  https://www.instagram.com/nupics_uern/

Agendamento: Os agendamentos podem ser feitos pelo WhatsApp, por meio do número: 99638-9133.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support