...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pró-reitores de Assuntos Estudantis tomam posse

Pleito antigo dos movimentos estudantis, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), é hoje uma realidade. A solenidade de posse dos gestores da PRAE foi realizada na tarde desta quinta-feira, 28, presidida pela reitora em exercício, Fátima Raquel Rosado Morais.

Bastante prestigiada pela comunidade acadêmica, a solenidade representou a conquista de uma demanda histórica e compromisso da gestão. Como afirmou a professora Fátima Raquel, é essencial priorizar as políticas de assistência estudantil, uma vez que o “estudante é o sentido de existir da Universidade”, mencionou Fátima Raquel.

Tomaram posse os técnicos Erison Natécio da Costa Torres e Sephora Edite Nogueira do Couto Borges como pró-reitor e pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, respectivamente. Após o desmembramento da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE), os professores David de Medeiros Leite e Jéssica Neiva de Figueiredo Leite estão à frente da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), respectivamente, como pró-reitor e pró-reitora adjunta.

“Nossa primeira palavra é de gratidão, especialmente aos professores Pedro Fernandes e Fátima Raquel. Também ressaltamos nosso compromisso e força de trabalho para buscar respostas e avançar na assistência estudantil”, afirmou o pró-reitor Erison Natécio, já apresentando como primeiros atos o contrato para a Residência Universitária de Caicó e o memorando do auxílio-fotocópia, que deve ser apreciado posteriormente pelo Conselho Diretor.

Emocionada, a pró-reitora adjunta Séphora Nogueira foi homenageada pela mãe e pela irmã. Em seu discurso relembrou seu ingresso na UERN como aluna e posteriormente sua trajetória como técnica administrativa da UERN, sobretudo sua experiência com a hoje desmembrada DAE.

Outro depoimento emocionado foi da coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UERN), Glisiany Plúvia. “Sobre a importância da criação da PRAE a ficha só vai cair depois, nós ainda não mensuramos a dimensão dessa conquista. A PRAE significa a construção de nossos sonhos”, ressaltou Plúvia.

Em seu discurso final, a professora Fátima Raquel conclamou o engajamento da equipe da PRAE. “A assistência estudantil é grandiosa, sempre foi uma bandeira do reitor Pedro Fernandes. É muito importante ver os estudantes aqui hoje, participando de todo esse processo”, mencionou Fátima Raquel.

Além de uma conquista histórica, a PRAE representa um grande avanço para a Universidade. Com a PRAE, a UERN poderá concorrer a editais específicos para estudante, e também ter assento no Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil que existe há mais de 30 anos.

A criação de uma pró-reitoria específica para assuntos estudantis era uma necessidade para a Instituição, que atualmente tem 89% do seu corpo discente formado por al

unos que são oriundos de escola pública. São estudantes, em sua maioria, que merecem mais atenção e apoio para permanecer na Universidade e terminar seus cursos.

A PRAE potencializará as ações de assistência estudantil na Universidade. Por outro lado, a criação da PROGEP também irá otimizar as ações de capacitação, valorização e o cuidado com o servidor.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support