Pró-reitores de Assuntos Estudantis tomam posse

Pleito antigo dos movimentos estudantis, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), é hoje uma realidade. A solenidade de posse dos gestores da PRAE foi realizada na tarde desta quinta-feira, 28, presidida pela reitora em exercício, Fátima Raquel Rosado Morais.

Bastante prestigiada pela comunidade acadêmica, a solenidade representou a conquista de uma demanda histórica e compromisso da gestão. Como afirmou a professora Fátima Raquel, é essencial priorizar as políticas de assistência estudantil, uma vez que o “estudante é o sentido de existir da Universidade”, mencionou Fátima Raquel.

Tomaram posse os técnicos Erison Natécio da Costa Torres e Sephora Edite Nogueira do Couto Borges como pró-reitor e pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, respectivamente. Após o desmembramento da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE), os professores David de Medeiros Leite e Jéssica Neiva de Figueiredo Leite estão à frente da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), respectivamente, como pró-reitor e pró-reitora adjunta.

“Nossa primeira palavra é de gratidão, especialmente aos professores Pedro Fernandes e Fátima Raquel. Também ressaltamos nosso compromisso e força de trabalho para buscar respostas e avançar na assistência estudantil”, afirmou o pró-reitor Erison Natécio, já apresentando como primeiros atos o contrato para a Residência Universitária de Caicó e o memorando do auxílio-fotocópia, que deve ser apreciado posteriormente pelo Conselho Diretor.

Emocionada, a pró-reitora adjunta Séphora Nogueira foi homenageada pela mãe e pela irmã. Em seu discurso relembrou seu ingresso na UERN como aluna e posteriormente sua trajetória como técnica administrativa da UERN, sobretudo sua experiência com a hoje desmembrada DAE.

Outro depoimento emocionado foi da coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UERN), Glisiany Plúvia. “Sobre a importância da criação da PRAE a ficha só vai cair depois, nós ainda não mensuramos a dimensão dessa conquista. A PRAE significa a construção de nossos sonhos”, ressaltou Plúvia.

Em seu discurso final, a professora Fátima Raquel conclamou o engajamento da equipe da PRAE. “A assistência estudantil é grandiosa, sempre foi uma bandeira do reitor Pedro Fernandes. É muito importante ver os estudantes aqui hoje, participando de todo esse processo”, mencionou Fátima Raquel.

Além de uma conquista histórica, a PRAE representa um grande avanço para a Universidade. Com a PRAE, a UERN poderá concorrer a editais específicos para estudante, e também ter assento no Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil que existe há mais de 30 anos.

A criação de uma pró-reitoria específica para assuntos estudantis era uma necessidade para a Instituição, que atualmente tem 89% do seu corpo discente formado por al

unos que são oriundos de escola pública. São estudantes, em sua maioria, que merecem mais atenção e apoio para permanecer na Universidade e terminar seus cursos.

A PRAE potencializará as ações de assistência estudantil na Universidade. Por outro lado, a criação da PROGEP também irá otimizar as ações de capacitação, valorização e o cuidado com o servidor.