PRAE realiza I Encontro de Residentes

Alunos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) que moram nas residências universitárias participaram do I Encontro de Residentes, realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UERN), na última terça-feira, 30, com o tema “Vivência nas Residências Universitárias: Desafios para a consciência social”.

O momento foi pensado para que os alunos residentes pudessem receber informações diversas sobre as residências, aproximar ainda mais os alunos da PRAE, para que houvesse interação entre os alunos residentes, e o trabalho da consciência social para melhorar a qualidade de relacionamento entre os residentes.

Segundo o pró-reitor Erison Natécio, o encontro é relevante em especial para a aproximação e discussão de vários temas.

“Esse momento é importante porque permite a troca de experiências, o compartilhamento de vivências e, sobretudo, a discussão dos problemas dos residentes. A Universidade avançou muito nos últimos anos em relação à assistência estudantil e a residência universitária é um dos pontos onde mais avançamos. Para se ter uma ideia, em 2013 nós tínhamos apenas quatro residências localizadas em Mossoró. E desde 2018 contamos doze residências universitárias também pelos campi avançados, descentralizando essa política”.

Lena Lima, chefe do Setor de Assistência Estudantil, destaca o trabalho voltado para a consciência social de se viver em comunidade e de como a PRAE tem trabalhado para que essa interação entre a PRAE e os alunos seja salutar.

“O encontro foi pensado com o intuito de aproximação dos estudantes com a PRAE e para que eles pudessem interagir entre eles, conhecendo-se e conhecendo as mútuas realidades. O nosso enfoque principal foi o de trabalhar a consciência social que é a grande mola propulsora para a qualidade dos relacionamentos. Esse momento foi muito enriquecedor para nós da assistência estudantil para escutar essas ansiedades, as angústias e as motivações dos estudantes. Que venha o segundo encontro com mais interação e mais participação dos estudantes”.

Estudante do curso de Geografia, 2º período, Paulo Silva Santos falou sobre a oportunidade que o encontro proporcionou.

“Expressar nossos sentimentos em um encontro desse é muito importante. O enfoque dado sobre a união, a coletividade que nós estudantes temos que ter para superarmos os obstáculos também é de grande valia. Em conversas com os responsáveis pela PRAE, eu sempre pedia que eles desenvolvessem momentos como esse. O primeiro encontro está aprovado e espero que tenha mais momentos como este”.