...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PRAE e PROGEP – CONSUNI aprova criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) viveu um momento histórico na manhã desta terça-feira, 19 de junho. De forma unânime, o Conselho Universitário (CONSUNI) aprovou a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP). Com isso, a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE) foi desmembrada.

Bandeira de luta dos movimentos estudantis e compromisso da gestão – contida inclusive no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – a criação de uma pró-reitoria específica para tratar da assistência estudantil foi comemorada por estudantes, professores e técnicos.

O reitor Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto ressalta a importância desse ato: “O movimento estudantil, sempre muito presente e atuante na UERN, hoje faz parte da decisão política e administrativa na nossa instituição. Além disso, agora teremos assento no Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil que existe há mais de 30 anos. De outro lado, temos a PROGEP que vai se dedicar aos nossos recursos humanos e à capacitação de professores e técnicos”, afirmou Pedro Fernandes.

Para o estudante de Direito Paulo Sérgio, esse avanço é de extrema importância: “É um ganho histórico. Quem entra na universidade quer permanecer, não quer só estar na lista do SiSU. Essa é uma conquista que vai mudar a vida das pessoas na universidade”, ressaltou o aluno. A fala de Paulo Sérgio foi corroborada pela coordenadora Glisiany Plúvia, do DCE/UERN, que destacou a luta coletiva e afirmou que “a PRAE significa muito para os mais de 10 mil estudantes da UERN”.

Outros depoimentos ressaltaram a importância de avançar na política de assistência estudantil, como o da professora Kelânia Mesquita, da técnica Séphora Edite, do atual diretor de Assistência Estudantil, Erison Natécio, da diretora da Aduern, Rivânia Moura, dentre outros conselheiros.

A expectativa é de que as duas pró-reitorias – PRAE e PROGEP – sejam implementadas até o fim de junho.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support