Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Uern inscreve-se para receber Selo ODS

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) está entre as instituições de ensino superior (IES) do País inscritas no Selo ODS para IES – iniciativa que certifica instituições de ensino superior responsáveis por ações efetivas para o alcance das metas da Agenda 2030.

Criada em 2015 após acordo firmado pelos estados-membro da Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda 2030 consiste em um plano de ação global que reúne metas e objetivos de desenvolvimento sustentável para erradicar a pobreza e promover vida digna a todas as pessoas.

Ao longo de 2022, o Selo ODS para IES, criado pela Universidade de Brasília (UnB), realizará consultas virtuais a comunidades acadêmicas para alinhar esforços em prol da implementação da Agenda 2030, contemplando singularidades e desafios dos diferentes territórios brasileiros. As IES que desejarem receber o selo devem apresentar à curadoria do projeto as ações desempenhadas que estejam relacionadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Marcando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e os objetivos centrais da Agenda 2030, a Uern já apresentou à curadoria do Selo ODS para IES a institucionalização da equidade de gênero nos cargos de chefe/sub-chefe de gabinete, pró-reitores, diretores e assessores vinculados à Reitoria, com no mínimo 50% deles sendo ocupados por mulheres.

A iniciativa foi aprovada pelo Conselho Diretor da Universidade em novembro de 2021 e está relacionada ao objetivo 5 do Agenda 2030, que busca promover a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas. A ação será somada a outras ações desempenhadas pela Universidade para pleitear o Selo ODS.

“Através das ações de ensino, pesquisa e extensão, nas diversas áreas do conhecimento, A Uern tem grande capacidade de colaborar para a implantação dos objetivos da Agenda 2030 tanto na esfera local e regional quanto global, principalmente por seu papel significativo na formação dos professores da educação básica do Estado. Somos uma universidade socialmente referenciada, com olhar sensível para as causas sociais e grupos invisibilizados”, ressalta a reitora da Uern, professora Cicília Maia, sobre a meta da Universidade de fomentar os objetivos apontados na Agenda.

“Como uma instituição de ensino superior, precisamos utilizar esses objetivos da Agenda 2030 para alcançarmos propósitos de uma gestão eficiente e sustentável, fazendo o melhor uso dos nossos recursos”, complementa a reitora.

Conforme a assessora técnica da Reitoria da Uern, Jéssica Neiva, as unidades acadêmicas da Uern que desejem apresentar iniciativas baseadas no desenvolvimento sustentável podem encaminhar os projetos para o e-mail asstec@uern.br.

As iniciativas podem ser relacionadas aos 17 objetivos centrais da Agenda 2030. Veja abaixo a lista completa de objetivos:

Objetivo 1:  Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;

Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;

Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;

Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;

Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;

Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;

Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;

Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;

Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;

Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;

Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;

Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;

Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;

Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.