Núcleo da Uern trabalha pela preservação da história

Conhecer o passado é ensinar às atuais e próximas gerações lições da nossa história. Preservar esse legado é fundamental para que essa missão tenha êxito. O Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NUDOPH) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) faz esse trabalho desde 2010, funcionando como um centro de documentação voltado a salvaguardar, organizar, catalogar e preservar documentos de interesse da sociedade potiguar.

Fundado como Núcleo de Estudos e Pesquisa e Documentação Histórica do Rio Grande do Norte (NPDH), em 1993, funcionando na sede do antigo prédio da Associação Cultural e Esportiva da Uern (ACEU), passou a fazer parte do Departamento de História em 2014, data em que mudou de nome para Nudoph.

Foi instituído na perspectiva de preservar e manter sob sua guarda o acervo documental digitalizado, fontes orais e sua produção, originário dos diversos órgãos e instituições da região e da área de abrangência da Uern, com vistas a constituir um centro de documentação histórica dedicado a produzir, gerar pesquisas e ações de extensão.

O Núcleo, por sua característica de atuação, pode-se dizer que está entre o que é uma biblioteca e um arquivo. Sua sede está localizada na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), no Campus Central.

É lá que professores e alunos higienizam, guardam, organizam, catalogam e disponibilizam na internet documentos e materiais de valor histórico da Uern, de ex-reitores e ex-reitoras, de instituições de Mossoró e região, entre outros itens importantes para a história do RN, do Nordeste e do Brasil. O trabalho é feito com scanner interplanetário, scanner portátil, máquinas fotográficas, computadores e outros equipamentos.

Professores e alunos organizam material para disponibilizar digitalmente

Fotografias, filmes, atas de reuniões, correspondências, documentos, roupas, acessórios, itens de uso pessoal, jornais, revistas, livros, entre outros materiais que preservam a memória da Universidade, personalidades e de instituições norte-rio-grandenses.

O professor Dr. Carlos Eduardo Martins Torcato, coordenador do Nudoph, destaca que o Núcleo acaba suprindo um pouco da falta de políticas públicas de resguardo documental.

“O Nudoph exerce uma função fundamental pra memória da região. Seu acervo acaba sendo manancial de oportunidades de pesquisas para nossos alunos e pessoas do mundo todo. Acaba atuando como esse agregador de documentos de valor histórico pra região. É uma forma da gente criar um espaço de pesquisa histórica de verdade no Rio Grande do Norte”, comentou o docente.

Estão sob os cuidados do Nudoph materiais dos ex-reitores João Batista Cascudo Rodrigues e Padre Sátiro Cavalcante Dantas, do cineasta Cosme Alves Netto, da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN), da Biblioteca Pública, do sindicalista Chico Guilherme, da Coleção Mossoroense, entre outros.

Entre a documentação mais antiga presente no acervo está um Livro de Notas de Compra e Venda do ano de 1853 de Patu, cidade que deu nome ao fundo. Ademais, houve a criação de um banco de dados das monografias do curso de História.

Além de capacitar os alunos, o Nudoph qualifica o público externo para uso dos documentos e com oferta de oficinas diversas trabalhando com fontes inquisitoriais, biográficas, com jornais, inquéritos policiais etc.

Scanner interplanetário é utilizado na captura de materiais grandes, como os jornais

“A gente também trabalha nessa parte de qualificação do público, não só na perspectiva de quem ama o passado, de quem gosta de escrever, de quem quer publicar suas memórias, mas também pra dar um salto de qualidade pra quem pretende trabalhar com isso”, completou o professor Carlos.

Para o atual vice-coordenador, professor Dr. Leonardo Rolim, “por vocação, o Nudoph vai se tornar o Centro de Memória Institucional da Uern. Provavelmente é lá que se concentra o maior número de documentos históricos da Universidade”.

Saiba mais sobre o Núcleo acessando o blog https://nudophdhi.wixsite.com/nudoph ou pelas redes sociais: Instagram @nudophuern, Facebook Nudoph Uern e Twitter @Nudophuern.