...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Livro Educação, (Auto) Biografia e Inclusão é lançado em evento no México

O livro “Educação, (Auto) Biografia e Inclusão – Entre a escuta e a escrita de si” foi lançado durante o XI Congresso Internacional de Historia Oral, “Paradigmas y desafíos de la historia oral: nuevos temas y problemáticas del presente”, realizado no México.

O evento reúne pesquisadores de diferentes países e promove uma discussão para quem trabalha com Historia Oral e a (Auto) Biografia direcionada aos estudos sobre a diversidade e inclusão.

O livro é organizado pela profª Ana Lúcia Oliveira Aguiar, PhD em Educação, a profª Dra. Francisca Maria Gomes Cabral, profª Ma. Maria da Conceição Fernandes de França e profº Me. Emerson Augusto de Medeiros.

Conforme a professora Ana Lúcia Aguiar, que estuda sobre a Metodologia da Pesquisa (Auto) Biográfica e a Metodologia da História Oral esta é uma forma de fazer pesquisa que recorre à memória e às experiências para estudo da vida cotidiana e os acontecimentos que não ficam registrados em fontes tradicionais. “Os estudos sobre memória nos permitem observar o que as pessoas pensam, vivem, constroem, reconstroem e seu entendimento das vivências cotidianas. As narrativas orais e escritas, os depoimentos, testemunhos orais nos levam ao conhecimento da experiência e memórias individuais e coletivas”, afirmou a professora Ana Lúcia, acrescentando que a Historia Oral e a (auto) Biografia levam à subjetividade enquanto experiência humana e conduzem ao conhecimento da história daqueles que foram colocados nos subterrâneos da história oficial.

Principalmente, afirma a professora Ana Lúcia Aguiar, “a pesquisa (auto) biográfica abre espaço para a reflexão, para o (auto) conhecimento, para a (auto) formação gerando o empoderamento e transformação nos/dos sujeitos colocando-os como protagonistas de suas trajetórias”.

O Padre Charles Lamartine de Sousa Freitas, diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia de Mossoró e da Faculdade Diocesana, também está no México participando do evento científico. Ele é um dos autores do livro e reforça a relevância do lançamento do livro no México: “A obra Educação, (Auto) Biografia e Inclusão: entre a escuta e a escrita de si trata-se de uma publicação com resultados de pertinentes pesquisas cujos estudos repercutem o engajamento e respeito aos princípios da diversidade humana geradoras de ações e políticas voltadas à inserção social”.

➡ Saiba mais sobre o livro: Educação, (Auto) Biografia e Inclusão: entre a escuta e a escrita de si.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support