...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Livro Educação, (Auto) Biografia e Inclusão – Entre a escuta e a escrita de si será lançado amanhã

O livro Educação, (Auto) Biografia e Inclusão – Entre a escuta e a escrita de si será lançado nesta terça-feira, 30 de maio, às 19h, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC). O livro é organizado pela profª Ana Lúcia Oliveira Aguiar, PhD em Educação, a profª Dra. Francisca Maria Gomes Cabral, profª Ma. Maria da Conceição Fernandes de França e profº Me. Emerson Augusto de Medeiros.

O livro apresenta uma coletânea de textos extraídos das vivências dos sujeitos em contextos plurais, cujos autores são membros do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Memória, (Auto) Biografia e Inclusão (GEPEMABI). O lançamento é organizado pela Faculdade de Educação (FE), o Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC) e o Doutorado Interinstitucional em Educação (DINTER).

A concretização do livro foi possível com o apoio financeiro do Doutorado Interinstitucional em Educação (DINTER), projeto de formação para estudos de doutoramento, firmado entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), como receptora, e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) como promotora.

A professora Dra. Ana Lúcia Aguiar explica que o livro Educação, (auto) Biografia e Inclusão: entre a escuta e a escrita de si foi escrito com a vontade de dizer com alma, de purgar experiências e vivências compartilhadas. “Tem o desejo de convidar a uma travessia por histórias de vida e inclusão na escuta de si e do outro, no querer dizer que se faz na relação de aproximação, de estranhamento, de desnaturalização da vida cotidiana. São textos cujos nascedouros dizem da comunidade humana, e cujo propósito é compartilhar a superação do olhar estigmatizante sobre o outro, da leitura das práticas pela via da acessibilidade, da eliminação de barreiras atitudinais, da viabilização da cultura da paz”, afirma Ana Lúcia.

Para Ana Lúcia, ao ser levantada a ideia pela (re) significação da Formação Docente na Perspectiva Inclusiva através da (Auto) Biografia de professores como uma prática reflexiva para a escrita de si e do outro, há o desejo de identificar de que forma os professores praticam a docência na valorização do aprender a viver, a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum em espaços de aprendizagem e de sociabilidade.

“Colocado pelos dispositivos trazidos pelos autores nos capítulos edificados para este livro, a discussão sobre a docência em seu percurso da prática não deve deixar de lado os princípios do respeito aos direitos humanos, à sustentabilidade socioambiental, à valorização da diversidade e da inclusão e à valorização dos profissionais que atuam na educação. É uma questão que provoca a formação humana para o desenvolvimento profissional docente, sua formação e importa trazer à discussão a necessidade de levar a efeito o presente estudo sobre a (re) significação da Formação Docente na Perspectiva Inclusiva através da Educação como uma prática reflexiva para a inclusiva através do exercício da escuta (Auto) Biográfica”, finaliza Ana Lúcia Oliveira Aguiar.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support