Feira de produtos agroecológicos e artesanais retoma atividades

Com frutas, verduras e legumes provenientes da agricultura familiar e artesanatos de artistas locais, a Feira da Uern retornou às atividades, nesta quinta-feira, 02. Além da venda de produtos, o momento contou com apresentação cultural.

Para Jéssica Figueiredo, assessora de Transparência e Governança da Uern, a feira abre espaço para alunos, empreendedores e comerciantes locais estarem oferecendo seus produtos. “Para favorecer essa troca, a Universidade, juntamente com feirantes locais, busca favorecer essa circulação da comunidade interna e externa. Além da importância econômica, que é proporcionar aos feirantes a oportunidade de mostrar produtos, isso se torna uma troca de experiências e uma fonte de renda. Isso para a gente é muito gratificante”, destaca a assessora.

A coordenadora da cooperativa rede Xique-xique, Rosilene Oliveira comenta que o suporte da Uern para a vinda de feirantes é importante. “O apoio da universidade à nossa vinda, principalmente de mulheres, é de grande importância, pois possibilita a comercialização dos nossos produtos”, comenta a feirante.

Raquel Medeiros, publicitária e artesã destaca que seu ateliê, Arteando Ambientes, surgiu a partir da feira de produtos da Uern. “Nosso empreendimento surgiu aqui dentro da universidade, nós somos fruto da Uern e abrir esse espaço para a gente é muito importante, por que a loja é a nossa única fonte de renda hoje em dia. Então a gente se sente acolhido pela universidade”, comenta.

O gestor ambiental Luiz Tavernard comprou os produtos da feira e destacou o papel da parceria entre universidade e feirantes.

“Essa relação que a Uern está fazendo com os agricultores possibilita o processo de desenvolvimento econômico, de apresentar seus produtos, que às vezes têm acesso difícil, principalmente porque são da agricultura familiar, com essa pegada mais consciente e livre de agrotóxicos. Você vem aqui, compra, leva para casa, sabendo que vem de uma fonte confiável, além de estar apoiando uma família que está precisando de uma renda. Então essa parceria possibilita essa troca e aproximação da Uern com produtores”, destaca.

Além de proporcionar produtos de qualidade livre de agrotóxicos, a Feira da Uern, que ocorre todas às quintas-feiras pela manhã, com apoio da Reitoria e das pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Assistência Estudantil (Prae), fomenta a agricultura familiar e o comércio local, propiciando a troca de experiências entre a comunidade acadêmica e o público externo.

Texto de Maurício Barros, estagiário de Jornalismo