Cursinho popular se volta para o virtual e faz apelo em busca de professores

Com a pandemia da COVID-19, o Cursinho Cidadania, antigo Emancipa, reestruturou suas aulas, agora para o formato on-line. Com período de inscrições a ser iniciado esta semana e aulas perto do início, seus organizadores fazem apelo em busca de professores voluntários.

Este ano, as inscrições começam nesta sexta-feira (31) e vão até 21 de agosto, através das redes sociais do cursinho, ou seja, em seus perfis nas redes sociais Facebook (AQUI), Instagram (AQUI) ou pelo e-mail (cidadaniamossoro@gmail.com).

Projeto de extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Cidadania disponibiliza preparação gratuita, inclusiva e de qualidade a candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Seus resultados impressionam, com bons números de aprovação.

A transmissão inaugural ocorre em 22 de agosto, tanto pelas redes sociais citadas quanto pelo canal do projeto na plataforma de vídeos YouTube (AQUI), com o início das aulas programado para 24 de agosto, sendo seu final previsto para 15 de janeiro de 2021.

No total, serão 20 semanas de aulas, ofertadas na modalidade remota. Serão publicadas duas aulas por dia de duas disciplinas diferentes de segunda a sexta.

Como recursos didáticos, além das lives, haverá a disponibilização nas redes sociais de aulas curtas gravadas, apostila com questões e interação em grupos no aplicativo de mensagens Whatsapp.

“Todo início de semana, disponibilizaremos uma apostila que irá compilar os temas que serão trabalhados no período. Haverá um pequeno resumo ou um texto de referência seguido de questões, para cada respectiva disciplina”, explica o professor Jefferson Garrido, coordenador do projeto.

De acordo com o professor, as postagens incluirão uma videoaula gravada de sete a dez minutos para cada disciplina, a ser publicada conforme o cronograma semanal organizado (confira agenda ao final desta matéria).

Garrido explica que os organizadores pensaram nessa dinâmica para oferecer ao aluno e à aluna uma rotina de estudos.

Para facilitar a interação e o acompanhamento, “criaremos grupos de Whatsapp com número limitado de alunos em cada, dividindo-os em turmas, para que os participantes levantem questões e tirem dúvidas que possam surgir, relativas aos seus estudos”, explica.

Nos finais de semana, haverá lives com resolução de questões e debates de temas diversos pertinentes ao ENEM.

O projeto inclui ainda a oferta de aulas nas penitenciárias. Nesse caso, planeja-se promover lições presenciais nas salas com os alunos e as alunas inscritos no exame.

Universitários e graduados que participam como professores ganham certificado de horas

Nesse período de retomada das atividades, os organizadores do Cursinho Cidadania precisam de professores e fazem um apelo para os que podem se candidatar. Estudantes universitários e graduados podem se inscrever, atuando no projeto.

Em troca, ganham um certificado com nada menos que 100 horas/aula – um bom incentivo para os que precisam de horas complementares no preenchimento do currículo acadêmico.

Interessados devem entrar em contato através das redes sociais do projeto, nos perfis do Facebook, Instagram ou e-mail.

CRONOGRAMA SEMANAL DE AULAS
Segunda: Matemática e Filosofia
Terça: Biologia e História
Quarta: Física e Sociologia