Histórias de superação marcam candidatos aprovados na UERN

No ano 2016, Liliany Alves Bezerra tentava uma vaga para o curso de Medicina pela terceira vez. Ela estudou com afinco – “foi quando mais me dediquei” –, mas, no decorrer do ano, fez cirurgias e uma bateria de exames que lhe diagnosticaram leucemia. As naturais dificuldades para estudar naquele período continuaram nos dois anos seguintes, quando precisou fazer o tratamento.

Ainda assim, nunca desistiu: nem da vida, nem do sonho de ser médica. “Quando as enfermeiras ou os médicos entravam no quarto, ficavam mandando eu descansar, mandando eu dormir, mandando eu relaxar a mente. Mas não tinha jeito. Eu só queria ficar tentando”, conta a estudante.

Em 2019, com 21 anos, Liliany terminou o tratamento e, três meses antes da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), conseguiu estudar sem quimioterapia. O sonho, então, concretizou-se: este ano, seu nome apareceu como uma das aprovadas em Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Diante do resultado, declarou: “Sou muito grata a Deus e às pessoas que oraram por mim”.

Na instituição estadual pública de ensino superior do RN, histórias de superação parecem ser a regra.

Sulamita Praxedes, 23 anos, é pessoa com deficiência auditiva, recém-aprovada no curso de Pedagogia da Universidade. As palavras do status de suas redes sociais – “estudando”, “resiliência” e “empatia” – traduzem bem a sua dinâmica de vida: Pudera não: depois de quatro anos sem sucesso, Sulamita quase pensou em desistir. No ano passado, porém, decidiu participar do Projeto de Extensão Cursinho Popular, da Rede Emancipa da UERN, onde alunos e professores lhe deram bastante apoio, e a esperança voltou.

“Quando eu fui ver o SiSU [Sistema de Seleção Unificada, do Ministério da Educação], eu estava tremendo, com o coração acelerado”, descreveu. O nervosismo se transformou em euforia quando apareceu a mensagem: “Parabéns. Você foi selecionado na chamada regular”.

Sulamita tem agora outro sonho, o de construir uma escola local onde todos os professores e as professoras saibam se comunicar pela Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

A propósito, o projeto de cursinho popular da Universidade, onde Sulamita pôde estudar, foi um sucesso, e ofereceu oportunidade de estudos a diversos desses candidatos agora aprovados.

“O sentimento que nos invade é o de que estamos no caminho certo e que a UERN é uma instituição indispensável para o interior do nosso RN. As ações de pesquisa e ensino e essa de extensão, em especial, servem para deixar claro que somente uma educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva podem fazer uma grande diferença na vida da sociedade”, disse o professor Jefferson Garrido, coordenador do projeto. A intenção é expandir o Emancipa em 2020, com novidades que serão apresentadas ao longo do ano.

Cadastro institucional na UERN vai até 7 de fevereiro

A realização do cadastro institucional dos aprovados na Chamada Regular do SiSU UERN 2020 continua durante toda esta semana, de 5 a 7 de fevereiro, de acordo com Edital nº 004/2020 da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UERN (PROEG/UERN).

Ainda não se trata da matrícula curricular, mas apenas de um vínculo provisório com a UERN. Os candidatos devem procurar a secretaria de seus cursos de forma presencial. Para se informar, basta acessar o site da Instituição e ler o Edital, mais especificamente os anexos II e III do Edital.

Os candidatos não aprovados na Chamada Regular do SiSU 2020 poderão participar da lista de espera até 4 de fevereiro, confirmando pelo site do SiSU: sisu.mec.gov.br. Um segundo edital, previsto para ser publicado em 20 de março, conterá as vagas a serem preenchidas na segunda chamada.

Conforme o Edital 089/2019-PROEG que estabeleceu normas para ocupação das vagas iniciais, os candidatos pretos, pardos e indígenas, além do preenchimento do Formulário de Autodeclaração, poderão passar por procedimento de heteroidentificação, que será realizado a qualquer tempo.

O candidato aprovado na condição de Pessoa com Deficiência deverá submeter-se a uma perícia realizada por Junta Multiprofissional constituída por profissionais nomeados pela UERN. A perícia será realizada no período de 5 a 18 de fevereiro, às 18h, na Faculdade de Ciências da Saúde – FACS – da UERN, localizada na Rua Atirador Miguel A. da Silva Neto, s/n, bairro Aeroporto – Mossoró/RN.