Cursinho Cidadania da UERN orienta estudantes sobre inscrições no SiSU

É normal estudantes ficarem ansiosos e com dúvidas nesse período de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Para ajudar a tornar o processo mais fácil, o Cursinho Cidadania (antigo Emancipa), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), está de plantão presencial e virtualmente passando todas as orientações àqueles que pretendem ingressar na Instituição.

Voluntários estão recebendo os estudantes no Laboratório de Informática do Departamento de Comunicação Social, no Campus Central, até amanhã (24) no período matutino. Virtualmente, os atendimentos acontecem até domingo (26), último dia de inscrições no SiSU, pelo e-mail cidadaniamossoro@gmail.com e pelo WhatsApp (84) 99995-9797.

O coordenador do Cursinho Cidadania, Prof. Dr. Jefferson Garrido, diz que os estudantes e pais procuram saber sobre os cursos e disciplinas, pontos de corte, tipos de argumentos, entre outros. O professor reforça que os estudantes tenham convicção na hora de escolher sua opção de curso.

“A gente orienta que o aluno tenha certeza realmente do curso que ele quer e se a segunda opção for um curso que ele não tenha interesse em cursar, que não marque essa opção, porque uma vez selecionado nessa 2ª opção, acabou, ele não participa mais do SiSU em outras chamadas. Se ele não marcar a 2ª opção, e não passar na 1ª, ele fica em suplência, aguardando outras chamadas”, detalha Jefferson Garrido.

Para o ano de 2020 serão disponibilizadas 2.430 vagas distribuídas em 67 cursos de graduação da UERN. As inscrições dos candidatos são realizadas exclusivamente por meio da Plataforma do SiSU.

Este será o primeiro ano que a UERN utilizará a cota étnico-racial, implantada pela Lei Estadual nº 10.480, de 30 de janeiro de 2019. Essa mesma Lei estabelece o Argumento de Inclusão Regional, que consiste em um percentual de 10% a ser acrescido na pontuação geral obtida pelo candidato não-cotista, que faça parte da categoria ampla concorrência e que estudou os ensinos Fundamental e Médio no RN.