...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

CONSEPE aprova o Plano Institucional de Cultura da UERN

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CONSEPE/UERN) aprovou nesta quarta-feira (28) o Plano Institucional de Cultura da UERN (PIC), que reúne objetivos, diretrizes, metas e ações para orientar atividades relacionadas a cultura e arte realizadas pela universidade.

Conforme o pró-reitor adjunto de Extensão da UERN, Fabiano Mendes, a aprovação do plano, cujas diretrizes preveem iniciativas até 2024, irá impulsionar a identificação de possibilidades e a execução de projetos artísticos e culturais realizados em diversos âmbitos.

“A tendência é que essas iniciativas sejam uma constante na formação dos estudantes e que o plano seja naturalizado na prática de alunos, técnicos e professores, não sendo só ações esporádicas”, destaca.

Mendes ressalta que o plano foi criado ao longo de mais de um ano de planejamento, envolvendo tanto a comunidade acadêmica quanto o público externo.

Além de ser tema de reuniões e fóruns realizados nos seis campi da universidade, acrescenta o pró-reitor adjunto, o Plano Institucional de Cultura esteve disponível para consulta pública durante 45 dias, durante os quais foi analisado e sofreu sugestões de interessados ligados ou não à universidade.

Um dos estudantes que acompanharam diretamente a elaboração do documento, Pedro Levi, do Curso de Direito da UERN, relata o empenho para que o plano contemplasse de forma precisa as demandas da universidade.

“Nós visitamos todos os campi e fizemos um trabalho praticamente de investigação, convidando artistas, professores e outros profissionais, pra ver o que cada região tem de carência cultural e de que forma a universidade pode agir”, conta.

Entre as iniciativas discutidas, aponta, estão o fortalecimento do Festival de Teatro da UUERN (Festuern), a utilização da Associação Cultural e Esportiva Universitária (ACEU) e o uso do espaço dos campi para manifestações culturais como apresentações de teatro, música e dança, voltadas à comunidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support