Conselho Diretor autoriza criação da PRAE e PROGEP, aprova criação de Jornal Oficial e prorrogação de concursos

O Conselho Diretor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN) deliberou na tarde de hoje (14), durante reunião extraordinária presidida pela reitora em exercício Profª. Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, sobre quatro pontos de grande interesse da comunidade acadêmica e da sociedade em geral.

De forma unânime, foi autorizada a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) – a partir da extinção da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE). O ato de criação das referidas pró-reitorias cabe ao Conselho Universitário (CONSUNI), que deve deliberar sobre o assunto na reunião agendada para o dia 19 de junho.

Bandeira de luta dos movimentos estudantis, a criação de uma pró-reitoria específica para tratar da assistência estudantil vai viabilizar a UERN a concorrer em editais nacionais e fazer com que a Instituição entre nas discussões de outras universidades que já possuem essa política consolidada. Esse argumento foi defendido pela professora Fátima Raquel.

“Estou muito grato em participar desse momento histórico. A maior barreira do estudante pobre é a permanência na universidade. É muito importante ter uma estrutura própria”, afirmou o estudante Paulo Sérgio, representante do DCE.

O atual diretor de Assistência Estudantil, Erison Natécio, juntamente com o conselheiro Petrônio Andrade, ambos egressos da UERN e com atuação no movimento estudantil, resgataram que essa demanda sempre esteve presente nas discussões dos estudantes.

O segundo ponto de pauta, também aprovado por unanimidade, foi a criação do Jornal Oficial da UERN – JOUERN. Amparado nas leis de transparência no serviço público e no princípio da publicidade, o assessor jurídico da UERN, Humberto Fernandes, apresentou o processo e ressaltou a importância de divulgar de forma oficial os atos administrativos.

Por fim, os outros dois assuntos que entraram na pauta foram a prorrogação dos dois concursos públicos realizados em 2016 – para Professor Efetivo e para os cargos de Agente Técnico Administrativo e Técnico de Nível Superior. Acatando os argumentos da pró-reitora adjunta de Recursos Humanos, professora Jéssica Neiva, os referidos concursos foram prorrogados por mais dois anos.