...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Conselho Diretor aprova auxílio fotocópia para estudantes da UERN

O Conselho Diretor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CD/FUERN) aprovou nesta quinta-feira (6), por unanimidade, a criação do Programa de Auxílio Fotocópia para estudantes em condições de vulnerabilidade social da UERN.

Este é o primeiro auxílio criado pela instituição após a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). De acordo com o conselheiro Bruno Ernesto Clemente, relator do processo, o auxílio é muito bem-vindo, tendo em vista o grande número de alunos de baixa renda na UERN.

Em seu parecer, o conselheiro chama a atenção para a legalidade do auxílio, que não fere a legislação de direitos autorais, citando o o artigo 46 da Lei nº 9.610/98, que dispõe em seu inciso II que a reprodução, em um só exemplar de pequenos trechos, para uso privado do copista, desde que feita por este, sem intuito de lucro, é permitida.

“Neste contexto, tanto a Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – FUERN, como a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, são entidades públicas sem fins lucrativos, sendo a constituição de Programa de Auxílio Fotocópia incentivo ao desenvolvimento acadêmico/intelectual, especialmente pelo fato de que o elevado percentual do corpo discente da referida instituição é constituída por estudantes de baixa renda, o que impossibilita, em sua grande maioria, a aquisição da obra original”, afirma o relator, em seu parecer.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Erison Natécio, comemorou a aprovação do auxílio e argumentou que esta é uma reivindicação do movimento estudantil, e está previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional da UERN (PDI). Segundo o pró-reitor, o auxílio irá permitir a reprodução de material acadêmico para estudo, impressão de trabalhos, entre outros benefícios.

O reitor Pedro Fernandes presidiu a reunião. Para ele, é um grande avanço para a UERN, que precisa ser comemorado.  “89% dos nossos alunos vem da escola pública. São pessoas que superaram muitas dificuldades para chegar ao Ensino Superior, e temos a responsabilidade de dar condições para que este aluno possa permanecer na Universidade. A criação da PRAE, por si só, é um marco para a Instituição, e este auxílio irá fazer a diferença na formação desses estudantes”, avaliou o reitor.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support