...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Comissão Uern Mulheres entrega relatório final e proposta de política de enfrentamento à violência contra a mulher

A Comissão Uern Mulheres apresentou, na manhã desta segunda-feira (7), o relatório final das pesquisas que objetivaram nortear a construção da política de enfrentamento à violência contra mulheres no âmbito da Universidade.

O documento foi apresentado à reitora Cicília Maia, na Sala dos Conselhos da Reitoria, com a presença das mulheres que compõem a comissão e de representantes da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), da Ouvidoria e do Diretório Central das e dos Estudantes (DCE).

Além de trazer dados relacionados à violência contra as mulheres, a partir de pesquisas feitas pela própria comissão, o relatório trouxe a proposta de uma minuta de resolução que institua a Política Pública de Prevenção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres na Uern.

A proposta estará disponível para consulta pública a partir desta terça-feira (8) até o dia 17 de março, para ser em seguida encaminhada ao Conselho Universitário da Uern (Consuni), a quem caberá a apreciação.

Conforme o relatório apresentado pela comissão, que ouviu 238 mulheres da comunidade acadêmica (por meio eletrônico), 72,7% das respondentes relataram já ter sofrido algum tipo de violência, com predomínio de violência doméstica e familiar (42,6%), assédio sexual (47,2%) e assédio moral (43,8%).

Quando indagadas sobre o local da ocorrência, 30,9% das mulheres informaram já ter sofrido violência no âmbito da Universidade. Ainda de acordo com o documento, em 21% das respostas, servidores docentes foram apontados como autores da violência, enquanto colegas de trabalho ou de curso (no caso de discentes) representaram 13,8%.

Conforme a reitora Cicília Maia, a pesquisa e o relatório são fundamentais não apenas para a conscientização na Universidade, mas também para a propagação das posturas e ações de enfrentamento à violência contra a mulher na sociedade como um todo.

“Nós somos multiplicadores. O que a gente discute não fica só aqui na universidade, é levado para outros ambientes, para as escolas, vai se difundindo continuamente”, destacou.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Fernanda Abreu, uma das participantes da comissão, salientou que os dados, reflexões e propostas apresentados são fundamentais para atuação em dois eixos: o enfrentamento direto aos casos de violência e também a prevenção, para que a incidência dos casos caia continuamente.

“Como Ouvidoria, o que nós esperamos é poder dizer nos próximos anos que, a partir dessa política, os números melhoraram, que há mais respeito, que a luta foi fortalecida”, corroborou a ouvidora da Uern, Séphora Edith Nogueira.

Presente a cerimônia de entrega do plano, a coordenadora do DCE Jaqueline da Silva, membro da comissão, frisou que o documento é um passo signficativo também para conceder mais segurança às vítimas de diferentes tipos de violência que, muitas vezes, silenciam sobre os casos com medo de perseguições ou ações relacionadas.

A comissão que elaborou o relatório final é composta pelas servidoras técnicas-administrativas Ana Angélica Nogueira, Bianca Valente de Medeiros e Séphora Edith Couto, pela discente Francisca Jaqueline da Silva e pelas docentes Fernanda Abreu de Oliveira e Suamy Rafaely Soares.

Uern por Elas

A entrega do relatório compõe a programação da campanha Uern por Elas, promovida por diversos setores da Universidade em referência ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

Ao longo de todo o mês, uma série de ações será realizada em todos os campi da Universidade.

Nesta terça-feira, marcando o Dia Internacional da Mulher, será lançado o vídeo institucional em referência à data e às ações da campanha.

Durante todo o mês, a programação da UERN TV contará com inserção de temas referentes aos direitos, saúde e outras pautas relacionadas às mulheres.

Os temas serão abordados no programa Saúde em Foco, que vai ao ar às quintas-feiras, às 11h30, no canal 23.1 da TCM, no Facebook e no canal da UERN TV no YouTube.

Ao longo do mês, serão abordados os temas “Menopausa e climatério” (10/3), “Alimentação saudável, nutrição, vida saudável” (17/3) e “Mulher e seus corpos – autoimagem, autocuidado, empoderamento e sororidade” (24/3).

A campanha conta ainda com uma série de atividades desempenhadas pelo projeto Reconecta e pelo Núcleo de Práticas Integrativas (Nupics), abrangendo alunos de todos os campi.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support