Campanha Meu Melhor Natal incentiva a doação de sangue

Em um ano atípico, onde vários setores da sociedade precisaram se reinventar por causa da pandemia de COVID 19, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) teve que se adaptar a nova realidade para garantir a continuidade de suas ações de ensino, pesquisa e extensão. E chegando ao final do ano, mais adaptações foram necessárias para manter vivia a tradicional campanha Meu Melhor Natal.

A campanha natalina da Universidade chega a sua 23ª edição com um formato diferente, mas sem perder a sua essência, que é levar os sentimentos de solidariedade e esperança para crianças carentes. Neste ano, como as Unidades de Ensino Infantil (UEIs) estão fechadas por causa da pandemia de COVID 19, a campanha terá foco no incentivo à doação de sangue, associada à tradicional arrecadação de brinquedos.

Com o tema “Doando Sonhos e Vida”, o Meu Melhor Natal foi lançado na tarde desta segunda-feira, 9, através do Google Meet, com representantes da Universidade e de entidades parceiras. A reitora em exercício, Fátima Raquel Rosado Morais, declarou que independente de contexto de pandemia, a campanha não podia deixar de acontecer.

“Há mais de 20 anos, a Uern leva o espírito natalino a crianças carentes, através da doação de brinquedos. A iniciativa representa o compromisso social da Universidade com a comunidade onde ela está inserida; as crianças esperam por essa campanha todos os anos. Por isso, tivemos que nos reinventar para realizar mais uma edição do Meu Melhor Natal”, declara a reitora em exercício.

A campanha deste ano incentiva a doação de vida, através da doação de sangue. “O Meu Melhor Natal terá um formato diferente, mas com o mesmo objetivo que é de tornar a Universidade cada vez mais próxima da sociedade, das pessoas que precisam de apoio e acolhimento”, destaca Fátima Raquel. A assistente social do Hemocentro de Mossoró, Wandcélia Oliveira, parabenizou a Uern pela iniciativa. Ela lembra que cada bolsa de sangue doada pode salvar até quatro vidas.

Além da doação de sangue, o Meu Melhor Natal também fará a tradicional doação de brinquedos, embora seja em proporção menor que anos anteriores. Os brinquedos arrecadados serão entregues a crianças da zona rural, hospitais públicos e instituições sociais. Para Jessyca Batista, representante das comunidades rurais, é gratificante a Uern proporcionar essa alegria para as crianças da zona rural.

O período de arrecadação está aberto e segue até o dia 30 de novembro. A meta é que sejam arrecadados mil brinquedos. “Esse ano, a meta é menor dada a situação de dificuldade por causa da pandemia”, observa o coordenador da campanha, Márcio Lopes. O dia D de arrecadação será 30 de novembro, no Partage Shopping Mossoró. O superintendente do Partage Shopping Mossoró, Leandro Botelho, agradeceu a parceria com a Uern e enfatizou que o shopping está de portas abertas para as ações da campanha.

As doações de brinquedos podem ser feitas nas unidades acadêmicas da Universidade e nas entidades parceiras. Já a doação de sangue deve ser feita no Hemocentro de Mossoró.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Jéssica Figueiredo, ressalta que o Meu Melhor Natal é uma campanha tradicional que envolve todos os setores da Universidade. “Ao longo dos anos, a campanha já entregou quase 65 mil brinquedos a crianças carentes. Neste ano, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, vamos realizar mais uma edição para levar alegria e solidariedade as crianças no período natalino”, frisa.

A campanha Meu Melhor Natal conta com a parceria do Hemocentro de Mossoró, Centro de Análises Clínicas e Imunológicas de Mossoró (CACIM), grupo Coisas de Mãe, Conselho Regional de Medicina (CREMERN), Loja Maçônica Liberdade 33, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Mossoró, Núcleo de Ginecologia e Obstetrícia de Mossoró (NGO), TCM 10 Mossoró, Residencial Veronic, Centro Educacional Cores e Formas e Partage Shopping Mossoró.