Ambulatório da UERN realiza atendimento especial a adolescentes grávidas

Através do projeto “Mãe Primavera”, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebe adolescentes grávidas, oferecendo atendimento multiprofissional às futuras mamães. Além da consulta e exames de rotina do pré-natal, a gestante conta ainda com atendimento nas áreas de ginecologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, assistência social, educação e saúde.

Os atendimentos são realizados nos ambulatórios da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), por professores, médicos residentes e estudantes dos últimos períodos do curso de Medicina. Só em 2016, foram atendidas 641 adolescentes pelo Projeto “Mãe Primavera”.

Natércia Fernandes é acompanhante de uma das mães primaveras e aprova o atendimento humanizado prestado no ambulatório. “Aqui é tudo maravilhoso. Todos os profissionais muito competentes e atenciosos. Não sabia que existia algo nesse padrão aqui em Mossoró. Só tomei conhecimento quando a filha de uma amiga precisou e tudo aqui está sendo ótimo”.

Para o aluno do 9º período do curso de Medicina, Wilson Soares, participar do projeto tem contribuído bastante para a sua formação. “É uma oportunidade excelente para nós, alunos, pois estamos dentro da própria universidade, junto aos nossos professores, e tendo a oportunidade de vivenciar agora o que iremos encontrar ao longo da profissão”.

A médica Mariana Smith está no segundo ano da Residência em Ginecologia e Obstetrícia da UERN. Ela é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e diz que a residência médica da UERN não deixa a desejar em nada para a de outras instituições. “Para mim, é um privilégio morar em Mossoró e poder, aqui mesmo, fazer a residência em uma área que é a base da saúde pública. O que desenvolvemos aqui nos ambulatórios da UERN é o que almejamos alcançar na profissão, que hoje ainda está muito distante da realidade, tanto na rede pública quanto na privada, mas que é o futuro da medicina”.

O projeto “Mãe Primavera” atende jovens gestantes entre 12 e 19 anos. Além do atendimento multiprofissional, as adolescentes também recebem o acompanhamento após o parto, com planejamento familiar, teste do olhinho para os bebês, pediatria, entre outros. Recentemente, foi implantada uma brinquedoteca, direcionada aos filhos das pacientes.