Alunos e egressos da Uern podem concorrer a auxílios para intercâmbio científico

Estudantes e egressos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) podem concorrer a 20 auxílios financeiros do Programa RN de Qualificação Acadêmica Internacional. As inscrições começaram no último dia 20 de junho de 2022 e seguem até 20 de junho de 2023, em fluxo contínuo.

Lançado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern), o edital selecionará propostas de plano de trabalho para concessão de auxílio financeiro a estudantes de graduação e pós-graduação e/ou egressos de instituições potiguares, residentes ou não no RN, com vistas ao intercâmbio científico e à qualificação acadêmica no exterior.

Estão aptos a participar do processo seletivo os seguintes grupos: Grupo A, formado por estudantes residentes no RN ou egresso de instituições de ensino potiguares aprovados em curso de graduação em instituição estrangeira; Grupo B, formado por estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação de instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICTIs) potiguares que farão graduação-sanduíche, missões de estudo ou estágio em instituição estrangeira.

Além disso, também podem participar o Grupo C, formado por egressos de ICTIs potiguares aprovados em curso de pós-graduação stricto sensu de instituição estrangeira e, por fim, o Grupo D, formado por estudantes regularmente matriculados em cursos de pós-graduação stricto sensu de ICTIs potiguares que farão mestrado ou doutorado-sanduíche em instituição estrangeira. Todos devem ter, no mínimo, 18 anos de idade.

Os estudantes dos grupos A e C selecionados receberão, cada um, o valor de até R$ 30 mil. Já os discentes dos grupos B e D serão contemplados com o valor de até R$ 15 mil por aluno. Ao todo, a Fapern fará um investimento de R$ 450 mil para financiar o Programa.

Confira o Edital Nº 13/2022.