...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Alegria e acolhida marcam retorno das aulas presenciais

O primeiro contato deu-se através do WhatsApp, após a aula inicial da disciplina de Sociologia, no segundo semestre de 2020. Cada um em sua respectiva casa, Alice Góes, Beatriz Ribeiro, Isamel Severino e Virna Emanuelle, à época calouros do Curso de Direito da Campus Central, formaram uma equipe para a realização de um trabalho da disciplina sem desconfiar que davam início a uma amizade que só cresceria nos meses seguintes.

Em meio às aulas virtuais que se seguiram ao longo de 2020 e 2021, o quarteto, a cada semestre mais próximo, ainda não podia estipular com exatidão a data em que o contato virtual enfim se tornaria concreto. Uma coisa, contudo, era fácil de prever: a alegria do encontro presencial.

Na manhã desta segunda-feira (14), essa alegria se refletiu em abraços nos corredores do campus, risos e falas emocionadas. Com o retorno integral das aulas presenciais dos cursos da Uern, o grupo encontrou-se pela primeira vez após um ano e meio de contato virtual e não disfarçou o contentamento de poder interagir fora das telas e conhecer a Universidade e os outros colegas de turma. “É outra coisa. Não dá pra comparar com o remoto. O contato aqui é muito maior, é diferente”, enfatiza Ismael.

Mesmo com as diferenças entre o remoto e o presencial, os quatro destacam a importância que o laço criado ainda em 2020 teve nos primeiros períodos da graduação. Durante alguns momentos da graduação, conta Beatriz, alguns colegas chegaram a cogitar trancar o curso, mas foram estimulados pelos companheiros a perseverar. “Um ajudou muito o outro”, frisa a estudante.

Além da felicidade pelo encontro tão aguardado, os graduandos também tiveram a alegria de interagir pela primeira vez com os corredores, salas de aula e diferentes espaços do meio acadêmico – um contato também há muito esperado.

“A expectativa de começar a graduação era também a expectativa de crescer, de saber mais como é a vida”, relata Alice, sem esconder a empolgação diante da sala de aula, em um dos corredores da Faculdade de Direito.

Natural de São Paulo, Alice é cadeirante desde 2010 e destacou como um dos pontos positivos do início de suas aulas presenciais a acessibilidade no campus, onde conta ter se sentido confortável para se deslocar e visitar os diferentes espaços.

Emoção do reencontro
Se foi palco de diversos “primeiros encontros” presenciais, o Campus Central também abrigou uma série de reencontros nesta segunda-feira. Em uma das mesas do Centro de Convivência, ainda antes do início das aulas, as alunas Taiane Rodrigues e Suellen Vitória Santos, do quinto período do Curso de Química, estavam entre as pessoas que se alegravam por rever os colegas e o cenário da faculdade.

“Foi um período desgastante. Em alguns momentos foi difícil manter o ânimo, principalmente depois dos primeiros meses de aula remota”, Taiane. Para Suellen, ela e os colegas ainda precisarão passar por um processo de readaptação, para retomar integralmente o ritmo e as atividades do ensino presencial. De todo modo, destaca, a felicidade pelo retorno supera qualquer “ansiedade pela volta”.

Embora o retorno efetivo das aulas e outras atividades presenciais tenha ocorrido na manhã desta segunda, a retomada foi acompanhada por uma série de ações realizadas anteriormente, voltadas a garantir a segurança, acessibilidade e comodidade de toda a comunidade acadêmica.

Entre as principais modificações realizadas pela instituição, estão a manutenção geral e instalação de novos equipamentos de climatização, distribuição de novos bebedouros, melhorias em salas de aula, ambientes administrativos, banheiros e corredores, distribuição de mobília para as unidades acadêmicas, melhoria do sinal de internet, com distribuição de novos roteadores e distribuição de novos computadores para unidades e laboratórios. A Uern também promoveu a distribuição de dispensers de álcool em gel nos corredores e diversos ambientes.

Na manhã desta segunda-feira, o chefe de gabinete da Reitoria, professor Lauro Gurgel, visitou os blocos das faculdades do Campus Central e acompanhou o início das aulas e atividades presenciais. O professor também acompanhou a inauguração de cinco banheiros – dos quais dois são acessíveis para pessoas com deficiência – no bloco da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (Fanat).

“No contexto pandêmico, a Uern sempre se conduziu de forma prudente e responsável. Percebeu o momento adequado para suspender as aulas presenciais, preservando a saúde e a vida de servidores e discentes. Teve paciência e zelo para definir o modelo mais apropriado de ensino remoto e, agora, tem adotado várias estratégias para o retorno seguro ao ensino presencial”, salienta o chefe de gabinete.

“A retomada vinha se dando de forma gradual, tanto para servidores quanto para os componentes curriculares. A partir de agora, o retorno ocorre em sua plenitude. Pensando primeira nas pessoas, foram produzidos documentos de orientação sobre segurança sanitária e realizados diversos serviços de limpeza e manutenção predial, além da aquisição de móveis e equipamentos, inclusive na área tecnológica. Neste primeiro dia, ficou evidente, no semblante das pessoas, a alegria da volta ao convívio universitário”, salienta Lauro Gurgel.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support