O Laboratório de Aprendizagem Robótica – LAR, foi institucionalizado no ano de 2019 pelo curso de Ciência da Computação do campus UERN-Natal e inicialmente foi criado com o intuito de promover a inserção da Robótica
no âmbito da UERN. A partir da sua inauguração o LAR, vem com o objetivo desenvolver pesquisas relacionadas à área de Inteligência Computacional, dando ênfase às áreas de Robótica, Visão Computacional, Inteligência Artificial e Automação. As pesquisas desenvolvidas visam a criação de tecnologias que tragam bem-estar à sociedade, com a automatização de tarefas repetitivas ou que trazem algum tipo de risco à saúde humana; na elaboração de ferramentas tecnológicas que auxiliem pessoas com algum tipo de restrições físicas (restrições de movimentos e restrições visuais, por exemplo); no diagnóstico de enfermidades; no desenvolvimento de inovações baseadas nos conceitos da Tecnologia Verde, aderindo aos preceitos do uso sustentável dos recursos naturais; e promovendo o uso e desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para o ensino nos diversos níveis do saber, com conceito da Robótica Educacional e Tecnologias Assistivas
Luiziane Paulino dos Santos
Artemisia Kimberlly Marques da Silva
Mateus Vinicius Rocha da Costa
Mateus da Costa Furtado
Jose Inacio Mendes Ferreira
Rosiery da Silva Maia
Raul Benites Paradeda
Adriana Takahashi
Wilfredo Blanco Figuerola
Email Coordenador: andersonabner@uern.br
Telefone Coordenador: (84) 99635-9005
Desenvolvimento de projetos de pesquisa de caráter científico, tecnológico e inovador; * Desenvolvimento de programas e/ou projetos de extensão; * Realização de cursos de curta duração, oficinas e modalidades similares de caráter inerentemente prático, relacionados com a geologia, pedologia e geomorfologia; * Realização de reuniões de trabalho relacionadas a projetos de pesquisa e/ou extensão desenvolvidos no âmbito do laboratório; * Campo de estágio técnico-científico para alunos de graduação; * Orientação de alunos de programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu * Orientação de alunos cursos de graduação (Trabalhos de conclusão de curso); * Orientação de alunos cadastrados em programas institucionais de monitoria, iniciação científica e tecnológica, bem como vinculados a programas e/ou projetos de extensão que estejam relacionados com o laboratório; * Serviços de consultoria e/ou assessoria especializadas disponíveis à comunidade externa, incluindo entidades públicas e privadas. Desenvolvimento de projetos e produtos de pesquisa de caráter científico, tecnológico e inovador.
Em construção