EN

ES

Search
Close this search box.

Formas de Ingresso na Uern

Existem três formas de ingresso na Uern:

1. Processo Seletivo de Vagas Iniciais (Psvi)

O Psvi é a forma de ingresso com a maior quantidade de vagas ofertadas na Uern, por meio dele é possível ter acesso a todos os cursos da instituição. Todas as vagas ofertadas no PSVI são destinadas a candidatos inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema eletrônico gerenciado pelo MEC e que realiza seleção dos candidatos para ingresso em Instituições de Ensino Superior Públicas com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Uern realiza adesão ao Sisu apenas uma vez por ano, no primeiro semestre, e utiliza a lista de espera para preencher as vagas não ocupadas, tanto para o primeiro como para o segundo semestre letivo.

Editais do Psvi Sisu/Uern

2. Processo Seletivo de Vagas Não-Iniciais (Psvni)

O Psvni é realizado pela própria instituição para preenchimento de vagas não-iniciais em cada curso, ou seja, aquelas vagas não preenchidas no ano anterior. As vagas podem ser destinadas à:

  • Transferência interna: para alunos da própria instituição que desejam mudar de campus, turno, modalidade ou curso.
  • Transferência externa: para alunos matriculados em outras instituições que desejam concluir seus estudos na Uern.
  • Retorno: subdivide-se em retorno de graduado, para pessoas que já concluíram uma graduação; e ex-aluno, para aqueles que desejam retornar à Uern para conclusão de seus estudos e tenham sido desligados por abandono de curso, decurso de prazo máximo para conclusão do curso, ou ato voluntário do aluno.

A seleção é feita com base na carga horária já cursada que pode ser aproveitada no curso pretendido. O PSVNI ocorre duas vezes ao ano, uma vez em cada semestre letivo.

Editais do Psvni

3. Processo Seletivo de Vagas Ociosas (Psvo)

O Psvo é realizado pela própria instituição para preenchimento de vagas remanescentes após as convocações do PSVI. A forma de seleção baseia-se nas notas dos candidatos obtidas em uma das edições do Enem nos três anos anteriores. O PSVO é realizado duas vezes por ano, uma vez em cada semestre letivo.

Editais do Psvo