Da quantidade de vagas destinadas à cota social, 58% (cinquenta e oito por cento) deverá ser preenchido por candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Este percentual corresponde à população de pretos, pardos e indígenas do RN, segundo o último Censo do IBGE.
Para ocupar a vaga nesta modalidade, o candidato deverá:
1.Realizar o Cadastro Institucional enviando todos os documentos solicitados no Edital de Convocação;
2.Participar do Procedimento de Heteroidentificação e ser considerado cotista;
Conforme a Resolução n.º 033/2023 – Consepe, considera-se Procedimento de Heteroidentificação a identificação por terceiros da condição autodeclarada pelo(a) candidato(a). Para candidatos(as) autodeclarados(as) pretos ou pardos será fundamentado exclusivamente no critério fenotípico; e no caso de candidatos autodeclarados índios, em declaração subscrita por 03 (três) lideranças indígenas.
Para participação no Procedimento de Heteroidentificação, o(a) candidato(a) deverá comparecer no local, data e horário estabelecidos no Edital de Convocação para o referido procedimento munido(a) de documento oficial de identificação com foto.
Após o resultado desta avaliação, se aprovado, o(a) candidato(a) estará apto(a) a ter sua a Matrícula Curricular efetiva e tornar seu vínculo com a Uern definitivo.