Cadastro Institucional Psvi – Dúvidas Frequentes

1 – Quais os documentos necessários para realizar meu Cadastro Institucional?

A lista de documentos a serem enviados consta no Anexo do Edital de Abertura do Psvi Sisu/Uern.

O(A) candidato(a) deve verificar a documentação necessária para a sua categoria e enviá-los, em arquivos .pdf, para o e-mail da Unidade Universitária do seu curso.

2 – O termo de autenticidade pode ser preenchido digitalmente ou se tem que imprimir para preencher a punho?

O documento pode ser preenchido digitalmente ou impresso e preenchido à mão. Caso o candidato opte pelo preenchimento digital, deve-se ter atenção com relação à assinatura, para a qual há duas opções:

• feita de próprio punho no documento e depois ter o documento inteiro escaneado ou
  • utilizada a assinatura gov.br.

Não se pode apenas digitar o nome, nem colocar uma assinatura escaneada colada digitalmente no documento.

3 – A emissão da minha cédula de identidade é superior a 10 anos e já solicitei segunda via, mas o prazo dado para ficar pronta é maior do que o período do Cadastro. Serei eliminado?

Não! Caso não tenha outro documento oficial de identificação com foto, entre as opções listadas no Anexo do Edital de Abertura, é possível realizar o envio da identidade antiga com o compromisso de enviar a atualizada o mais rápido possível.

4 – Fui assaltado(a) e não tenho mais o documento necessário para o Cadastro Institucional. O que fazer?

Pode enviar o Boletim de ocorrência com as informações do documento perdido, mas enviar, assim que possível, a 2ª via do documento em questão.

5 – Toda a minha documentação foi enviada, o que preciso fazer agora?

Aguardar o contato de confirmação ou solicitação de retificação de documento. É necessário ficar atento ao e-mail para não perder as comunicações referentes ao ingresso na Universidade.

Após a realização da matrícula, a Unidade Universitária enviará e-mail comunicando o número de matrícula e a forma de acesso ao Sigaa.

6 – Não consigo acessar o e-mail que usei para enviar minha documentação. Não sei se recebi minha matrícula ou comprovante de cadastro. O que fazer?

É necessário enviar um e-mail do novo endereço eletrônico para a Unidade Universitária para a qual foi enviada a documentação do Cadastro Institucional e solicitar a retificação do e-mail.

7 – O que fazer caso eu precise de um comprovante de vínculo com a Universidade, mas minha matrícula não foi efetuada porque meu ingresso é no segundo semestre?

É possível solicitar uma Declaração de Cadastro Institucional (enviou documentação, mas ainda não houve a matrícula).

Para solicitar documentos e serviços acadêmicos à DIRCA, é necessário preencher o formulário abaixo:
Solicitar documentos acadêmicos:

8 – Para onde devo enviar minha documentação referente ao Cadastro Institucional?

Para e-mail da Unidade Universitária que está listada no Anexo do Edital de Abertura do Psvi Sisu/Uern.

9 – Enviei toda a documentação no prazo correto, mas recebi e-mail da Unidade Universitária pedindo para retificar um documento e não o fiz na data correta. Qual a consequência?

O(A) candidato(a) é eliminado(a) do certame por não ter enviado toda a documentação no prazo estipulado do Edital.

10 – Fui convocado(a) em uma das listas de convocação, mas perdi a data prevista para envio de documentos, posso enviar toda a documentação apenas no dia previsto para ajustes?

Não, pois o período de ajustes diz respeito apenas a possíveis problemas que possam ocorrer com os documentos enviados no prazo previsto em edital.

11 – Enviei toda a documentação para o e-mail da Unidade Universitária, mas não recebi confirmação. O que fazer?

A Unidade Universitária que recebeu a sua documentação deve avisá-lo se recebeu e se sua documentação foi verificada. Caso tenha enviado há mais de 24h e não tenha recebido nenhum retorno, entre em contato com a Unidade, através do mesmo e-mail para o qual enviou os documentos, questionando se a documentação foi recebida e verificada.

12 – Se eu esquecer de enviar algum documento, o que faço?

Envie o quanto antes, dentro do prazo para o Cadastro Institucional, ou na data de ajuste da documentação.

13 – Se mesmo após o prazo de retificação minha documentação não estiver completa, serei eliminado(a)?

Sim! O(A) candidato(a) que não enviar toda a documentação no prazo indicado no Edital será eliminado(a).

14 – Sobre o tópico 1 “Responsabilidade e Vínculo” da Declaração de perfil social e autenticidade dos documentos enviados, já ingressei anteriormente em um curso, mas solicitei trancamento. Como posso resolver essa questão?

Você deve solicitar o desligamento do curso anterior (via e-mail protocolo.dirca@uern.br). Estando desligado(a) antes do período de matrícula curricular, não haverá problema e você não perderá sua vaga no novo curso.