PERFIL DO PROFISSIONAL
O curso de Licenciatura em Pedagogia da UERN tem como meta formar o Pedagogo de modo integrado para atuar na docência da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, bem como na gestão dos processos educativos, escolares e não-escolares, e na produção e difusão do conhecimento do campo educacional.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PROFISSIONAIS
Em conformidade com as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia, licenciatura, em seu Art. 5º, o egresso do Curso de Pedagogia da UERN, deverá estar apto a:
I – Atuar com ética e compromisso, visando à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II – Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
III -Trabalhar em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
IV – Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos, nas suas relações individuais e coletivas;
V – Aplicar modos de ensinar diferentes linguagens – Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano, particularmente de crianças;
VI – Relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
VII – Promover e facilitar relações de cooperação entre a escola, a família, a comunidade e outras instituições educativas;
VIII – Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, dentre outras;
IX – Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambientalecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, dentre outras;
X – Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
XI – Participar da gestão das instituições em que atuem enquanto estudantes e profissionais, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
XII – Participar da gestão das instituições em que atuem planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais em ambientes escolares e não-escolares;
XIII – Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e aprender em diferentes meios ambientais/ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
XIV – Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
XV – Estudar e aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais as quais lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.
METODOLOGIA
Estamos diante de uma proposta formativa que exige do professor formador a disposição para enfrentar o novo, para aprender a ser e fazer uma nova docência através do coletivo, em meio a seus pares: dialogando, experienciando, teorizando, questionando, acertando, errando, pesquisando. Trata-se de fomentar uma nova cultura formativa capaz de provocar mudanças lentas, porém, significativas em nosso cotidiano de trabalho. Mediante os desafios anunciados, o acompanhamento do PPCP de Pedagogia, representa, inclusive, condição imprescindível à implantação desta proposta pedagógica, de forma a garantir, mediante avaliações periódicas, reflexões e redimensionamento do saber-fazer curricular nas várias circunstâncias e espaços em que se desenvolverá sua proposta formativa. Razão pela qual a perspectiva colaborativa tem sido adotada como metodologia para a consecução do Projeto Pedagógico de Curso.