O Curso de Graduação em Letras da Faculdade de Letras e Artes, ofertado pelo CAP, iniciou-se no ano de 2012, com a aprovação da Resolução n° 37/2011 – CONSEPE/UERN, ofertando 40 (quarenta) vagas por turma. O objetivo do curso é promover a formação de professores para o Ensino de Língua Portuguesa, que busquem compreender a relação entre a linguagem e a sociedade na construção de ações pedagógicas que possibilitem fomentar a construção do conhecimento e a inclusão social, articulando reflexões teóricas-práticas sobre a linguagem e suas tecnologias, levando em consideração a necessidade de formação continuada, instaurando-se uma relação de autonomia, transformação e continuidade de expressão portuguesa, na Educação Básica.
O Departamento de Letras Vernáculas, além das atividades de ensino, busca promover eventos que possibilitam a divulgação de sua produção acadêmica e científica, como seminários, palestras, publicações em livros e periódicos, dentre outros. Desde o ano de 2014, realiza atividades e ações que apresentam um processo contínuo e que resultam no aperfeiçoamento e envolvimento de professores e alunos no ensino, na pesquisa e na extensão, com vistas a tornar o curso mais dinâmico e produtivo, dentre as quais podem ser citados os projetos de extensão e de iniciação científica, programas formativos como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP).
Gestão Atual:
- Profa. Dra. Luciana Fernandes Nery (Chefe pró-tempore)
- Técnica Adm. Ana Paula Bezerra dos Santos (Secretária)
- Técnico Adm. Sildean Kidelly Alves de Araújo
Orientação Acadêmica:
- Profa. Dra. Annie Tarsis Morais Figueiredo
- Profa. Ma. Aline Almeida Inhote
Comissão Setorial de Avaliação – COSE
PORTARIA-SEI No 364, DE 29 DE AGOSTO DE 2022.
- Aline Almeida Inhoti, como membro docente, coordenadora da COSE;
- Luciana Fernandes Nery, como membro docente;
- Ana Paula Bezerra dos Santos, como membro técnico administrativo;
- Maria Raquel dos Santos Fernandes, como membro discente.
Núcleo Docente Estruturante
Portaria-SEI Nº 381/2023
- Beatriz Pazini Ferreira (Coordenadora);
- Antônia Sueli da Silva Gomes (Vice-coordenadora);
- Annie Tarsis Morais Figueiredo;
- Aline Almeida Inhot;
- Luciana Fernandes Nery;
- Maria Leidiana Alves
Contatos:
E-mail: dl_patu@uern.br
Endereço: Av. Lauro Maia, s/n – Estação – Patu/RN – 59770-000
Letras Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas – Campus Avançado de Patu
Denominação: Curso de Graduação em Letras – Língua Portuguesa e respectivas literaturas
Modalidade: Presencial
Área de Conhecimento: Estudos Linguísticos e Literários
Data de Início de Funcionamento: 2° Semestre de 2012
Turno de funcionamento: Matutino
Regime: Sistema de créditos com matrícula semestral
Carga Horária Total: 3.290 horas
Tempo do Curso: Entre 4 e 7 anos (máximo)
Letras – Língua Portuguesa (Lic.)- Campus Avançado de Patu
Denominação: Curso de Graduação em Letras – Língua Portuguesa
Grau acadêmico: Licenciatura
Modalidade: Presencial
Área de Conhecimento: Estudos Linguísticos e Literários
Turno de funcionamento: Matutino
Carga Horária Total: 3.585 horas
Tempo do Curso: Entre 4 e 7 anos (máximo)
Renovação de Reconhecimento do Curso de Letras: Decreto no o 29.764, de 16 de junho de
2020
Objetivo do Curso:
Promover a formação de professores de Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas, que busquem compreender a relação entre a linguagem e a sociedade na construção de ações pedagógicas que possibilitem fomentar a construção do conhecimento e inclusão social, articulando reflexões teóricas-práticas sobre a linguagem e suas tecnologias, levando em consideração a necessidade de formação continuada, instaurando-se uma relação de autonomia, transformação e continuidade.
Perfil do Formando:
Em razão das diversas atividades possíveis de ser desempenhadas pelo graduado em Letras, este deverá demonstrar capacidade de expressar-se linguisticamente, através de recursos estilísticos que deem conta da aquisição de competências para compreender a linguagem e suas variações, de acordo com a habilitação ascolhida. Esse profissional deverá estar atento à construção da consciência da cidadania, indispensável na sociedade complexa em que vive, uma vez que múltiplos interesses conflitantes exigem do indivíduo situar-se e afirmar-se profissionalmente.
Campo de Atuação:
- O resultado do processo de aprendizagem deverá ser a formação de profissional que, além da base específica consolidada, esteja apto a atuar, interdisciplinarmente, em áreas afins. Deverá ter, também, a capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes que compõem a formação universitária em Letras. O profissional de Letras deverá, ainda, estar compromissado com a ética, com a responsabilidade social e educacional, e com as consequências de sua atuação no mundo do trabalho. Finalmente, deverá ampliar o senso crítico necessário para compreender a importância da busca permanente da educação continuada e do desenvolvimento profissional.
Atribuições do profissional formado:
- Domínio do uso da língua portuguesa, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
- Reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno social, histórico, cultural, artístico, político e ideológico;
- Visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;
- Conhecimento de um repertório diversificado da literatura lusófona e saber se posicionar criticamente diante dessa produção;
- Preparação profissional atualizada de acordo com a dinâmica do mundo do trabalho;
- Compreensão dos papéis e funções da língua em si mesma e no seio da vida social e simbólica;
- Domínio das habilidades do processo de escrita, reescrita e avaliação de textos;
- Percepção de diferentes contextos interculturais;
- Utilização das tecnologias digitais como espaço social de comunicação;
- Domínio dos conteúdos básicos que são objetos dos processos de ensino e a aprendizagem no ensino básico;
- Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino;
Redes sociais: