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Apresentação

Departamento de Letras - CAP/UERN

O Curso de Graduação em Letras da Faculdade de Letras e Artes, ofertado pelo CAP, iniciou-se no ano de 2012, com a aprovação da Resolução n° 37/2011 – CONSEPE/UERN, ofertando 40 (quarenta) vagas por turma. O objetivo do curso é promover a formação de professores para o Ensino de Língua Portuguesa, que busquem compreender a relação entre a linguagem e a sociedade na construção de ações pedagógicas que possibilitem fomentar a construção do conhecimento e a inclusão social, articulando reflexões teóricas-práticas sobre a linguagem e suas tecnologias, levando em consideração a necessidade de formação continuada, instaurando-se uma relação de autonomia, transformação e continuidade de expressão portuguesa, na Educação Básica.

O Departamento de Letras Vernáculas, além das atividades de ensino, busca promover eventos que possibilitam a divulgação de sua produção acadêmica e científica, como seminários, palestras, publicações em livros e periódicos, dentre outros. Desde o ano de 2014, realiza atividades e ações que apresentam um processo contínuo e que resultam no aperfeiçoamento e envolvimento de professores e alunos no ensino, na pesquisa e na extensão, com vistas a tornar o curso mais dinâmico e produtivo, dentre as quais podem ser citados os projetos de extensão e de iniciação científica, programas formativos como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP).

 

Gestão Atual:

  • Profa. Dra. Luciana Fernandes Nery (Chefe pró-tempore)
  • Técnica Adm. Ana Paula Bezerra dos Santos (Secretária)
  • Técnico Adm. Sildean Kidelly Alves de Araújo

 

Orientação Acadêmica:

  • Profa. Dra. Annie Tarsis Morais Figueiredo
  • Profa. Ma. Aline Almeida Inhote

 

Comissão Setorial de Avaliação – COSE

PORTARIA-SEI No 364, DE 29 DE AGOSTO DE 2022.

  • Aline Almeida Inhoti, como membro docente, coordenadora da COSE;
  • Luciana Fernandes Nery, como membro docente;
  • Ana Paula Bezerra dos Santos, como membro técnico administrativo;
  • Maria Raquel dos Santos Fernandes, como membro discente.

 

 Núcleo Docente Estruturante

Portaria-SEI Nº 381/2023

  • Beatriz Pazini Ferreira (Coordenadora);
  • Antônia Sueli da Silva Gomes (Vice-coordenadora);
  • Annie Tarsis Morais Figueiredo;
  • Aline Almeida Inhot;
  • Luciana Fernandes Nery;
  • Maria Leidiana Alves

 

Contatos:
E-mail: dl_patu@uern.br
Endereço: Av. Lauro Maia, s/n – Estação – Patu/RN – 59770-000

 

Letras Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas – Campus Avançado de Patu

Denominação: Curso de Graduação em Letras – Língua Portuguesa e respectivas literaturas

Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Estudos Linguísticos e Literários

Data de Início de Funcionamento: 2° Semestre de 2012

Turno de funcionamento: Matutino

Regime: Sistema de créditos com matrícula semestral

Carga Horária Total: 3.290 horas

Tempo do Curso: Entre 4 e 7 anos (máximo)

 

Letras – Língua Portuguesa (Lic.)- Campus Avançado de Patu

Denominação: Curso de Graduação em Letras – Língua Portuguesa

Grau acadêmico: Licenciatura

Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento: Estudos Linguísticos e Literários

Turno de funcionamento: Matutino

Carga Horária Total: 3.585 horas

Tempo do Curso: Entre 4 e 7 anos (máximo)

Renovação de Reconhecimento do Curso de Letras: Decreto no o 29.764, de 16 de junho de
2020

 

Objetivo do Curso:

Promover a formação de professores de Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas, que busquem compreender a relação entre a linguagem e a sociedade na construção de ações pedagógicas que possibilitem fomentar a construção do conhecimento e inclusão social, articulando reflexões teóricas-práticas sobre a linguagem e suas tecnologias, levando em consideração a necessidade de formação continuada, instaurando-se uma relação de autonomia, transformação e continuidade.

Perfil do Formando:

Em razão das diversas atividades possíveis de ser desempenhadas pelo graduado em Letras, este deverá demonstrar capacidade de expressar-se linguisticamente, através de recursos estilísticos que deem conta da aquisição de competências para compreender a linguagem e suas variações, de acordo com a habilitação ascolhida. Esse profissional deverá estar atento à construção da consciência da cidadania, indispensável na sociedade complexa em que vive, uma vez que múltiplos interesses conflitantes exigem do indivíduo situar-se e afirmar-se profissionalmente.

Campo de Atuação:

  • O resultado do processo de aprendizagem deverá ser a formação de profissional que, além da base específica consolidada, esteja apto a atuar, interdisciplinarmente, em áreas afins. Deverá ter, também, a capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes que compõem a formação universitária em Letras. O profissional de Letras deverá, ainda, estar compromissado com a ética, com a responsabilidade social e educacional, e com as consequências de sua atuação no mundo do trabalho. Finalmente, deverá ampliar o senso crítico necessário para compreender a importância da busca permanente da educação continuada e do desenvolvimento profissional.

 

Atribuições do profissional formado:

  • Domínio do uso da língua portuguesa, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
  • Reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno social, histórico, cultural, artístico, político e ideológico;
  • Visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;
  • Conhecimento de um repertório diversificado da literatura lusófona e saber se posicionar criticamente diante dessa produção;
  • Preparação profissional atualizada de acordo com a dinâmica do mundo do trabalho;
  • Compreensão dos papéis e funções da língua em si mesma e no seio da vida social e simbólica;
  • Domínio das habilidades do processo de escrita, reescrita e avaliação de textos;
  • Percepção de diferentes contextos interculturais;
  • Utilização das tecnologias digitais como espaço social de comunicação;
  • Domínio dos conteúdos básicos que são objetos dos processos de ensino e a aprendizagem no ensino básico;
  • Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino;

 

Redes sociais: