A estrutura curricular do Curso de Pedagogia do Campus Avançado de Patu irá propiciar uma formação mais dinâmica para o aluno e ao mesmo tempo, mais
próxima do estudo dos fenômenos que constituem a realidade educacional. Esta estrutura está organizada através de Eixos Formativos e de Núcleos de Estudos, cuja compreensão impõe à formação um processo de constante conexão e dinamicidade entre as diversas atividades curriculares e os componentes curriculares.
Apresentamos, a seguir, o quadro que especifica a organização curricular do curso de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (BRASIL, 2006) e a BNC-Formação (BRASIL, 2019).
NÚCLEOS DE ESTUDOS |
ABRANGÊNCIA |
COMPOSIÇÃO |
C/H |
% |
Estudos Básicos |
Dirigido ao estudo da atuação profissional e da multiculturalidade da sociedade brasileira, através da literatura especializada, da reflexão e de ações críticas. |
|
165 660 1.200 60 360 |
4,66 18,64 33,90 1,69 10,17 |
SUB-TOTAL |
2.445 |
69,06 |
||
Aprofundamento e Diversificação de Estudos |
Destinado às áreas de Aprofundamento profissional estabelecidas na proposta enriquecimento da prática pedagógica. |
– Componentes de Estágio – Componentes de Aprofundamentos. – Componentes Optativos – Práticas Pedagógicas Programadas – TCC – Laboratório de TCC |
405 120 120 135 75 45 |
11,00 3,39 3,39 3,81 2,12 1,27 |
SUB-TOTAL |
900 |
25,49 |
||
Integradores |
Voltado a favorecer enriquecimento curricular. |
Participação orientada em atividades que envolvem o Ensino e Pesquisa. |
195 |
5 |
SUB-TOTAL |
195 |
5 |
||
TOTAL |
3.540 |
100,00 |