EN

ES

Search
Close this search box.

Apresentação

Pedagogia – Campus Avançado de Patu

Código:
100420-0

Modalidade: 
Licenciatura

Carga Horária Total:
3540 horas

Tempo do Curso:
Entre 4 e 6 anos (máximo)

Correio Eletrônico:
de_patu@uern.br

 

Redes Sociais

 

Objetivo do Curso:

Geral:

  • Formar pedagogos para atuarem na docência da Educação Infantil; dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – e suas modalidades de ensino; e na gestão dos processos educativos, em espaços escolares e não escolares que impliquem o trabalho pedagógico que priorize o desenvolvimento das competências para ensinar e aprender.

Específicos:

  • Estabelecer diálogo entre a área pedagógica e as demais áreas de conhecimento, com o propósito de favorecer o planejamento, a execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de atividades, projetos e experiências educativas próprias da atuação do pedagogo;
  • Desenvolver o processo de compreensão sobre a criança, o jovem e o adulto inseridos no contexto social e cultural, de forma a contribuir para seu desenvolvimento humano nas dimensões física, psicológica, intelectual, ética, cultural, social, dentre outras;
  • Estimular o comprometimento com a ética e a organização democrática da sociedade, com a finalidade de desenvolver estratégias interventivas frente aos problemas socioculturais e educacionais, propondo respostas criativas às questões da qualidade de ensino e medidas que visem à superação da exclusão social;
  • Orientar o desenvolvimento de metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação de maneira a beneficiar a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional;
  • Estabelecer parcerias com os sistemas de ensino públicos e demais entidades educativas para articular a formação inicial à formação continuada dos profissionais do magistério da educação básica, no intuito de instituir políticas públicas que possibilitem o desenvolvimento profissional dos professores;
  • Propiciar uma formação do pedagogo por meio daarticulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, compreendendo a apropriação e a produção do conhecimento inerentes à natureza das práticas educativas escolares e não-escolares.

 

Perfil do Formando:

De acordo com o artigo 4.º da Resolução n.º 01, de 2006, do CNE, que define a finalidade do Curso de Pedagogia e, consequentemente, as competências profissionais que deverão ser propiciadas ao formando, o perfil do egresso deve atestar a sua capacidade de exercitar, de forma integrada e indissociável, à docência, a gestão dos processos educativos escolares e não-escolares, bem como a produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico. Nesse documento, é afirmado que:

Art. 4.º – O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Parágrafo único. As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:

I – Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da educação;
II – Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;
III – Produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares. (BRASIL, 2006, p. 02).

Como se pode perceber, a Resolução coloca em evidência alguns elementos essenciais a serem considerados na elaboração de uma proposta como a presente. Assim, este Projeto concebe a formação do licenciado em Pedagogia como uma ação direcionada pelo trabalho pedagógico, realizado tanto nos espaços escolares como nos espaços não-escolares, tendo como referência, à docência.

Campo de Atuação:

Campo de atuação profissional do Pedagogo para além da Educação de Infância e das Séries/Anos Iniciais, sendo ilustrativo disso, por exemplo, a requisição das suas atribuições na Educação de Jovens e Adultos, na Educação Ambiental, na Educação Especial e na Gestão Educacional.

Atribuições do profissional formado:

Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Estudar medidas que visem melhorar os processos pedagógicos inclusive na educação infantil. Elaborar e desenvolver projetos educacionais; participar da elaboração de instrumentos específicos de orientação pedagógica e educacional.

Estrutura Curricular